> >
Prefeituras montam força-tarefa para limpar praias do Norte do ES

Prefeituras montam força-tarefa para limpar praias do Norte do ES

Caso a substância chegue ao litoral capixaba, municípios preparam servidores e voluntários para fazer a retirada do óleo de forma segura. Além disso, estudam formas para conter as manchas e também para preservar o meio ambiente

Publicado em 5 de novembro de 2019 às 12:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Óleo atinge praia de Ilheus, na Bahia. (José Nazal | Divulgação)

Com as manchas de óleo cada vez mais próximas do litoral capixaba, as cidades da Região Norte do Estado, onde a substância deve chegar primeiro, estão em alerta. Prefeituras monitoram o mar e montam uma força-tarefa para preparar servidores e funcionários para aprenderem a retirar o poluente. Além disso, estudam formas para tentar conter esse avanço pelas praias da região. 

A substância atingiu diversas praias do Nordeste do país e já chegaram a Nova Viçosa, no sul da Bahia. O município fica ao lado de Mucuri, cidade baiana que está na divisa com o Espírito Santo. Isso deixa o litoral capixaba em alerta máximo, já que a próxima cidade após Mucuri é Conceição da Barra.

CONCEIÇÃO DA BARRA

Reunião do comitê de crise em Itaúnas. (Raphael Verly/TV Gazeta Norte)

Em Itaúnas, praia de Conceição da Barra que pode ser a primeira do Estado a ser atingida pelas manchas, um novo treinamento foi realizado pelo comitê de crise na manhã de segunda-feira (04). O professor Yuri Walter, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), orientou empresários, servidores públicos e entidades ligadas ao meio ambiente.

Tartaruga desova na praia de Riacho Doce, em Conceição da Barra. (Divulgação/Prefeitura de Conceição da Barra)

Já na praia de Riacho Doce, um monitoramento foi realizado durante a madrugada após um alarme falso de que haveria vestígios do óleo no mar. A praia estava limpa e a equipe ainda flagrou uma tartaruga desovando na areia.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, André Tebaldi, o alarme falso serviu como um teste para as equipes do comitê de crise organizado na cidade.

Segundo a prefeitura, Conceição da Barra conta com 21 servidores do município e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), que atuam no Parque Estadual de Itaúnas, para agirem imediatamente caso algum vestígio do óleo seja encontrado no litoral da cidade. Todos foram treinados e já possuem os equipamentos de proteção individual para a tarefa.

Além disso, uma vistoria será realizada na foz dos rios Cricaré, Itaúnas e Riacho Doce. O objetivo é estudar a preservação dos rios e de manguezais, onde a água mais densa tende a afundar o óleo, caso a substância chegue. Assim, as equipes podem criar estratégias de proteção.

LINHARES

Reunião do comitê de crise em Linhares. (Divulgação/Prefeitura de Linhares)

Em Linhares, uma reunião do comitê de crise também foi realizada na manhã de segunda-feira. Prefeitura, secretarias municipais, representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil montaram uma força-tarefa e alinharam as ações de combate e contenção da possível chegada das manchas de óleo à cidade.

Durante a tarde, será implantado o Sistema de Combate e Operações (SCO), que será responsável por gerir ações de planejamento, operações, logística, segurança, administração e comunicação.

ARACRUZ

Na manhã desta segunda-feira, uma reunião para treinamento de servidores de Aracruz e de Fundão foi feita no Plenário da Câmara de Aracruz, por meio de uma parceria com o Iema, o Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Técnicos dos órgãos ambientais foram os responsáveis pela capacitação.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Aracruz, o treinamento deu início ao seu plano de ação, que ainda vai instituir um gabinete de crise. O plano de contingência e emergência vai contar com um banco de voluntários e uma rede de monitoramento, além da disponibilização de recursos humanos e infraestrutura da administração pública.

Além disso, a capacitação preparou os servidores para atuar no possível recolhimento do óleo, por ser uma operação que envolve muitos riscos de intoxicação, conforme alertou a prefeitura.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins, afirmou que o impacto da chegada da substância ao litoral de Aracruz não seria somente ambiental, por isso a importância do envolvimento dos servidores nessa capacitação.

“Teremos também um impacto social e econômico gravíssimo, principalmente com a chegada do verão. Por isso, precisaremos que nossos servidores participem desse treinamento”, explicou, por meio de nota.

Para o secretário, é preciso “ligar o sinal de alerta” em Aracruz, já que são grandes as possibilidades do óleo chegar em Conceição da Barra nos próximos dias.

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Rosi Bredowf, da TV Gazeta Norte.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais