> >
Vitória ajusta decreto para restaurantes abrirem até as 16h

Vitória ajusta decreto para restaurantes abrirem até as 16h

Mudança aconteceu após decisão judicial e diálogo com Sindbares e governo do Estado

Publicado em 27 de março de 2020 às 13:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 18/03/2020 - ES - Vitória - Coronavírus - Movimentação de bares no Triângulo das Bermudas na Praia do Canto - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini - GZ
Restaurantes vazios em Vitória durante vigência do decreto municipal. (Vitor Jubini)

Após a decisão judicial que liberou o funcionamento de restaurantes com clientes até as 16h em Vitória, em meio às recomendações para conter o avanço do coronavírus, a Prefeitura da Capital fez uma adequação ao decreto municipal que tratava do assunto, acatando a determinação. A medida foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (26).

Segundo o prefeito Luciano Rezende (Cidadania), a adequação se deu para equalizar o decreto municipal com o estadual, que liberava o funcionamento até o horário determinado. Mas, segundo o chefe do executivo municipal, não é isso que vai resolver a situação e sim o foco em retiradas e delivery para evitar aglomerações.

Aspas de citação

Nós resolvemos adequar o nosso decreto ao decreto estadual porque, embora eles apresentem diferenças, não é esse pequeno detalhe de horário que vai resolver a situação. O que vai resolver a situação são os empresários de restaurantes colocarem todos seus esforços na entrega em domicílio e na entrega no balcão e nos ajudar a evitar aglomeração, evitando a colocação de mesas em seus estabelecimentos

Luciano Rezende
Prefeito de Vitória
Aspas de citação

A medida foi tomada após diálogo com o setor e com o governo do Estado, segundo o prefeito. “Achamos que a unificação da medida neste momento tranquiliza a todos. Não é momento de litígio nem de disputa judicial. Adequamos o nosso decreto e vamos contar com o apoio do Sindbares nos ajudando a evitar aglomerações e mantendo o serviço de entrega em domicílio e entrega no balcão", completou.

A adequação do decreto, no entanto, mantém vigente as demais restrições ao comércio. De acordo com a administração municipal, somente as atividades essenciais, como supermercados, postos de combustíveis, farmácias e estabelecimentos médicos, por exemplo, estão liberadas para funcionar na cidade.

Comércios com serviço de entrega de produtos em casa (delivery) ou de operações onde o consumo do produto se dê em local diverso do estabelecimento (venda no balcão ou take away) também podem funcionar.

Dicas de limpeza de objetos que podem colaborar com a transmissão do novo coronavírus. Prevenção é essencial!(Freepik)

A DECISÃO

O Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do ES (Sindbares) obteve uma decisão liminar (provisória) na Justiça para o funcionamento de restaurantes de forma presencial, até as 16h, no município de Vitória. O pedido se deu pois a Capital publicou um decreto no dia 20 de março, em que proibia o funcionamento deste tipo de estabelecimento, liberando apenas para retirada e delivery.

No entanto, o governo estadual também havia publicado um decreto, nos mesmos moldes e no mesmo dia, liberando o funcionamento de restaurantes de forma presencial até as 16h. Isso é citado pela juíza Heloisa Cariello, da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Municipal, Registros Públicos,Meio Ambiente e Saúde na decisão.

Este vídeo pode te interessar

O presidente do Sindbares, Rodrigo Vervloet, foi procurado para comentar a decisão. Ele disse que o pedido foi motivado para que se fizesse cumprir a decisão estadual também em Vitória, e não só nos outros municípios. Vervloet informou que os associados já estão comunicados sobre a decisão na Capital e que junto disso também foram enviadas outras orientações. "Além das medidas sanitárias rigorosas que já seguimos, orientamos a distância de 1 metro de uma mesa para a outra. Tudo isso para garantir a segurança dos clientes", disse.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais