> >
TJES suspende oito consultas e cirurgias eletivas no Estado

TJES suspende oito consultas e cirurgias eletivas no Estado

Procuradoria Geral do Estado alegou que medida tem o objetivo de evitar a sobrecarga do sistema de saúde e os riscos de contaminação hospitalar

Publicado em 1 de abril de 2020 às 16:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES)
Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). (Reprodução/TV Gazeta)

Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) divulgou na última segunda-feira (30) a suspensão de 8 liminares de pessoas que exigiam fazer cirurgias ou consultas eletivas (consideradas não-urgentes) durante a pandemia por coronavírus.

A Procuradoria Geral do Estado alegou que o Poder Executivo está adotando diversas ações preventivas para o combate da contaminação local do Covid-19, com base em protocolos médicos e orientações dos órgãos sanitários competentes.

Aspas de citação

Uma delas consiste, justamente, na suspensão de exames, consultas e/ou cirurgias consideradas eletivas, com o objetivo de evitar a sobrecarga do sistema de saúde e os riscos de contaminação hospitalar

Trecho da decisão
TJES
Aspas de citação

Em um dos artigos citados, fica claro que está suspenso, no âmbito da gestão estadual do SUS — na rede de hospitais próprios e geridos por Ordem de Serviço, filantrópicos contratualizados pelo Estado e no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, todos os procedimentos cirúrgicos eletivos, com exceção das cirurgias oncológicas e cardiovasculares.

A suspensão é válida enquanto durar o estado de emergência. Os procedimentos suspensos são:

  1. Solicitação de exame ecocardiograma;
  2. Duas solicitações de consulta com neuropediatra;
  3. Consulta com ortopedista com posterior cirurgia indicada pelo médico;
  4. Consulta com especialista em cirurgia de cabeça e pescoço;
  5. Consulta especializada, exames e posterior cirurgia no ombro esquerdo;
  6. Exame de eletroneuromiografia;
  7. Solicitação de consulta com oftalmologista e neurologista.

Nas ações ajuizadas foram pleiteadas a marcação de consultas e realização de exames e, em três delas, o deferimento antecipado de eventual cirurgia indicada pelo médico, sendo certo que todos os alegados diagnósticos clínicos foram considerados pelos profissionais responsáveis pelos pareceres técnicos como não urgentes.

O documento foi assinado pelo presidente do TJES, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa. Por fim, ficou decidido que cada novo pedido liminar semelhante fosse analisado caso a caso.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais