> >
Tapete na porta de casa? Infectologista recomenda não mantê-lo

Tapete na porta de casa? Infectologista recomenda não mantê-lo

Doutor em doenças infecciosas, Crispim Cerutti afirma que os tapetes à beira da porta podem ser locais de acúmulo de sujeira e de transmissão de contaminação, inclusive do coronavírus

Publicado em 1 de abril de 2020 às 08:51- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Tapete na porta de casa
Médico recomenda não manter os tapetes na porta de casa em épocas de pandemia de coronavírus e deixar os calçados na parte de fora . (Divulgação)

Uma das medidas de higiene e cuidados pessoais para diminuir a possibilidade de levar o coronavírus para dentro de casa é tirar não apenas os calçados, deixando-os preferencialmente do lado de fora, mas também os tapetes. É comum nas portas das residências e em entradas de edifícios e salas comerciais há presença de tapetinhos, onde costumeiramente são deixados chinelos, tênis e sapatos.

Mas em tempos de elevação do número de casos da Covid-19 no Brasil e no Estado - no Espírito Santo são 96 casos registrados da doença no último boletim divulgado pelo Governo do ES - qual a melhor medida em relação aos tapetes?

O ideal é evitar que eles fiquem à beira das portas nesse momento. É o que recomenda o infectologista e professor universitário Crispim Cerutti Junior. Segundo o especialista, a presença do tapete pode elevar os riscos de contaminação.

O infectologista Crispim Cerutti Junior orienta as pessoas a não deixarem tapetes na porta de casa
O infectologista Crispim Cerutti Junior orienta as pessoas a não deixarem tapetes na porta de casa. (Reprodução/TV Gazeta)

"O tapete é um elemento ruim nessa hora porque ele retém sujeira. A sujeira retida nele serve de elemento de contaminação. O vírus pode ficar ali por algum tempo", salientou o doutor em doenças infecciosas.

Este vídeo pode te interessar

Substituir os tapetes por panos sanitizados com água sanitária é uma alternativa de curta eficácia. "Vai servir até um certo ponto, porque é a mesma coisa. Se fica com sujeira acumulada, mesmo com a água sanitária presente, a limpeza não se torna adequada. O melhor a se fazer é não colocar nem tapete ou panos na porta de casa. Os protocolos de segurança e recomendações que damos é manter os calçados próximos dos acessos, mas sempre do lado externo, de tal forma que não se circule com ele dentro do domicílio. Em seguida, recomendamos retirar a roupa e colocá-la para lavar e, em seguida, tomar um banho assim que chegar em casa", finalizou Crispim Cerutti.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais