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Obra do Portal do Príncipe vai ficar duas vezes mais cara mesmo sem viaduto

Obra do Portal do Príncipe vai ficar duas vezes mais cara mesmo sem viaduto

Em 2013, alteração para melhoria da mobilidade urbana estava orçada em R$ 27,9 milhões (corrigidos pelo IPCA). Novo valor do projeto, divulgado pelo governo Casagrande, é de R$ 54 milhões

Publicado em 7 de dezembro de 2019 às 20:16

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À esquerda, como era o projeto do Portal do Príncipe em 2013; à direita, a foto do projeto divulgado neste sábado . (Divulgação/ Governo do Estado (2013-2019))

Mesmo sem a construção do viaduto que ligaria o Porto de Vitória à Ponte Florentino Avidos, conhecida como Cinco Pontes, retirado do projeto do governo do Espírito Santo, as obras do Portal do Príncipe, em Vitória, devem ficar R$ 26 milhões mais caras.  O governador Renato Casagrande (PSB) divulgou que vai lançar, na próxima segunda-feira (9), o edital para contratação das obras com um investimento previsto de R$ 54 milhões. 

O projeto, que visa melhorar o acesso a Vitória via Segunda Ponte ou Cinco Pontes, é diferente do que foi inicialmente proposto pelo governo do Estado.

Em 2013, a obra estava orçada em R$ 27,9 milhões (corrigidos pelo IPCA), quase a metade do valor agora previsto, e incluía o viaduto, com extensão de 274 metros, saindo do Porto de Vitória e passando por cima da Avenida Elias Miguel, desembocando nas Cinco Pontes e na Segunda Ponte – para passagem de caminhões e carretas.

Em entrevista para A Gazeta, neste sábado (7), o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, justificou o aumento dos valores citando que o atual projeto prevê novidades, como quadras e pistas de skate, além de recolocação da rede da Cesan e pavimentos de concreto em alguns trechos.

"É uma diferença de seis anos. Então, teve uma atualização grande: a gente mexeu em pavimentos, estamos prevendo até pavimentos de concreto em alguns trechos. Esse é um orçamento referencial já que é uma obra em RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada), onde a empresa é obrigada a dar o preço e a fazer o projeto básico executivo. Esse é um anteprojeto, tem equipamentos públicos e rede da Cesan. Ou seja, houve um incremento", argumentou o secretário ao ser questionado sobre a diferença de preços.

QUADRAS E PISTAS DE SKATE

As quadras e as pistas de skate ficarão em uma área onde havia 14 imóveis que foram desapropriados - terreno que seria usado para a construção do viaduto.

Segundo Damasceno, a pasta optou por retirar o viaduto porque a obra com a estrutura demoraria mais tempo para ser concluída, quase três anos. Sem o viaduto, de acordo com o secretário, as intervenções devem durar aproximadamente 15 meses após a assinatura do contrato com a empresa. Além disso, se tivesse o viaduto, a empresa precisaria interditar várias vezes o trânsito, o que prejudicaria os motoristas que já sofrem com congestionamentos na Segunda Ponte e nas Cinco Pontes.

"A ideia foi fazer um projeto um pouco mais urbanístico, mesclando urbanismo com mobilidade. E acaba sendo uma obra bem mais rápida para executar e com menos impacto no trânsito. E, nesses seis anos, o trânsito aumentou muito naquele trecho", disse Damasceno.

MELHORIAS PREVISTAS

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  1. Implantação e alargamento de vias;
  2. Implantação de rede subterrânea de cabeamento. "Não vai ter mais fios pelo Portal do Príncipe", explica Damasceno;
  3. Nova iluminação pública;
  4. Nova sinalização de trânsito com instalação de semáforos inteligentes, para a melhor fluidez do trânsito;
  5. Melhorias nos acessos e saídas do Porto de Vitória, permitindo a operação 24 horas;
  6. Novas calçadas e ciclovias;
  7. Urbanização de áreas remanescentes, com a implantação de quadras poliesportivas; pista de skate; áreas de lazer; parquinho; academia ao ar livre; bicicletário e uma nova urbanização.

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