> >
'Ninguém saiu ferido', minimiza secretário sobre bloco na Praia do Canto

"Ninguém saiu ferido", minimiza secretário sobre bloco na Praia do Canto

Fronzio Calheira, secretário de Segurança Urbana de Vitória, disse que a prefeitura seguiu o planejamento feito dias antes com a polícia,  moradores e comerciantes do bairro

Publicado em 2 de fevereiro de 2020 às 15:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ruas da Praia do Canto, em Vitória, ficaram cheias de lixo após bloco clandestino. (Internauta)

"Nossa prioridade são as pessoas, isso nós conseguimos. Ninguém saiu machucado, ferido, morto." A declaração é do secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, que garante que a prefeitura fez tudo que o era possível para evitar a confusão provocada por bloco clandestino na Praia do Canto

De acordo com o secretário, tudo o que ficou definido em reunião com moradores, comerciantes e Polícia Militar, para tentar impedir os transtornos, foi feito. Apesar da grande aglomeração de pessoas, do caos no trânsito e de alguns bares não terem conseguido abrir as portas, agentes da Guarda Municipal estiveram no local desde as 13 horas, antes do evento começar.

"Nos tivemos duas reuniões para traçar o nosso planejamento e minimizar os transtornos, tendo em vista que esse é um fenômeno novo. Tudo o que foi planejado foi feito, com presença da Guarda Municipal, grupamento de trânsito, polícia, disque-silêncio. Mas, quando você tem 10 ou 15 mil pessoas reunidas, tem que se pensar na coletividade. Não pode usar de força, porque o risco de tumulto, correria, com vítimas fatais, é grande. Tendo em vista a desproporção de pessoas e recursos públicos planejados, nossas equipes ficaram no entorno", afirmou.

DE 50 A 70 GUARDAS MUNICIPAIS

Segundo Calheira, o planejamento determinava que os agentes da Guarda Municipal em atuação no sábado (1º), em Vitória, deveriam atuar prioritariamente na Praia do Canto.

Aspas de citação

Foi planejado que o efetivo que a gente tem para o dia seria destinado, prioritariamente, para esse evento. O efetivo de ontem era de cerca de 50 a 70 agentes para a cidade. A maioria desse efetivo estava na Praia do Canto ao longo do dia. Desde que o evento começou até o final tivemos efetivo no local

Fronzio Calheira
Secretário Municipal de Segurança Urbana
Aspas de citação

EVENTO MARCADO NA INTERNET

Ainda de acordo com o secretário, o fato de o evento ter sido convocado pela internet dificultou o planejamento da prefeitura no que diz respeito ao efetivo que atuaria no local. 

"Quando é autorizado a gente sabe mais ou menos, uma prévia, de quantas pessoas estarão presentes. Em um evento convocado pela internet, a gente não tem a menor ideia do publico. Nossa maior preocupação era com a segurança das pessoas. O tumulto incomoda, mas incomodaria muito mais se a gente tivesse pessoas feridas por conta de confronto", ponderou.

NOVA REUNIÃO ESTA SEMANA

A prefeitura deve voltar a se reunir com Polícia Militar, moradores e comerciantes da Praia do Canto nesta semana, na tentativa de verificar que atitudes podem ser tomadas para que situações como a desse sábado (01) não se repitam. 

"Vamos conversar com a PM, que é o nosso principal parceiro no controle de multidões. Vamos fazer uma reunião de avaliação. A prefeitura sozinha não dá conta disso, não tem efetivo qualificado para fazer controle de multidões. Vamos conversar para minimizar o transtorno em uma próxima vez", encerrou.  

VÍDEO FALSO CIRCULA NAS REDES SOCIAIS 

Um vídeo em que uma pessoas é esfaqueada no meio da rua tem circulado nas redes sociais como se o episódio tivesse acontecido no Triângulo das Bermudas. O vídeo, no entanto, é falso e não foi gravado na Praia do Canto. 

Este vídeo pode te interessar

Secretário minimiza confusão em bloco na Praia do Canto dizendo que ninguém saiu ferido

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais