> >
Integração de ônibus: Governo e Prefeitura de Vitória assinam convênio

Integração de ônibus: Governo e Prefeitura de Vitória assinam convênio

Pelo novo modelo, que deve começar a funcionar ainda em 2020, o passageiro vai poder embarcar em dois ônibus - um Transcol e um "verdinho" de Vitória - com apenas uma passagem

Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 17:33

Ônibus do sistema Transcol será integrado aos coletivos municipais de Vitória Crédito: Carlos Alberto Silva

Quem utiliza transporte público na Grande Vitória, agora vai poder embarcar em dois ônibus - sendo um Transcol e outro da linha municipal de Vitória - com apenas uma passagem. O convênio entre Governo do Estado e Prefeitura de Vitória, que prevê a integração entre as linhas, já foi assinado. O novo modelo está em fase final de elaboração e deve começar a funcionar ainda em 2020.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno, a integração será feita em etapas. "Estamos finalizando algumas ações, vendo como será a frota, as linhas, os pontos. Vamos fechar junto à prefeitura e empresas de ônibus, o passo a passo dessa integração. Vai começar com algumas linhas, não será tudo de uma vez. Vai ser por etapas ao longo de 2020", afirmou.

COMO VAI FUNCIONAR

Com a integração, o passageiro vai poder embarcar em um ônibus da linha municipal de Vitória, descer em um ponto - ainda a ser definido - e, depois, embarcar em um ônibus do Transcol. Pelo trajeto, feito com duas linhas de ônibus diferentes, o passageiro vai pagar apenas uma passagem. O intervalo de tempo entre as duas viagens, para que a operação seja autorizada, ainda será definido.

"Será uma integração temporal, mas ainda não definimos o intervalo, de quanto será o tempo entre uma viagem e outra, para o passageiro pagar apenas uma passagem", esclareceu Damasceno.

CARTÃO GV

Desde o ano passado, com a criação do cartão GV, os capixabas podem utilizar o mesmo cartão para pagar passagens tanto no Transcol quanto nos ônibus "verdinhos" de Vitória. Em janeiro, com o reajuste da tarifa, ônibus municipais e Transcol passaram a ter, também, passagem de mesmo valor: R$ 3,90.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais