> >
Idoso se acorrenta por falta de remédio para leucemia em Cariacica

Idoso se acorrenta por falta de remédio para leucemia em Cariacica

Cláudio Gomes dos Santos se prendeu no Centro Regional de Especialidades para chamar atenção das autoridades; cada frasco custa cerca de R$ 50 mil. Secretaria de Saúde admitiu atraso

Publicado em 4 de março de 2020 às 20:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O aposentado Cláudio Gomes dos Santos se acorrentou para tentar receber remédio para tratar a própria leucemia. (Reprodução | TV Gazeta)

Depois de dois meses sem ter remédio para tratar a própria leucemia, o aposentado Cláudio Gomes dos Santos, de 64 anos, resolveu se acorrentar a uma pilastra do Centro Regional de Especialidade de Cariacica. A ação, feita em protesto, aconteceu nesta quarta-feira (4), com o intuito de chamar a atenção das autoridades.

Idoso se acorrenta por falta de remédio para leucemia em Cariacica

Conforme o próprio relato, ele precisa tomar três comprimidos por dia e cada frasco do medicamento chega a custar R$ 50 mil. Além disso, ele disse fazer quimioterapia há três anos, para tentar superar a doença, que é um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas e prejudica a imunidade de quem a possui.

Aspas de citação

Isso é uma forma de protesto para ver se o Estado acorda. Preciso desse remédio para controlar a leucemia e só vou sair daqui quando me derem o que tenho direito

Cláudio Gomes dos Santos
Aposentado de 64 anos
Aspas de citação

Depois de uma tarde acorrentado na entrada do Centro Regional de Especialidades de Cariacica, ele decidiu permanecer do mesmo modo apesar do fim do expediente no local. No início da noite desta quarta-feira (4), uma equipe farmacêutica conversava com ele para convencê-lo a sair de lá.

Aposentado ficou acorrentado durante a tarde e o início da noite desta quarta-feira (4). (Reprodução | TV Gazeta)

O QUE DIZ A SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) admitiu atraso na distribuição do remédio, mas garantiu que ele já está disponível para o paciente. “A compra do medicamento para manter o estoque anual já está em andamento. Nesse caso, vale ressaltar que a compra é feita de forma específica para o paciente, já que este é um remédio não padronizado”, esclareceu.

*Com informações de Roger Santana, da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais