> >
Hospital Infantil de Vitória continua sem alvará e com bombeiros de plantão

Hospital Infantil de Vitória continua sem alvará e com bombeiros de plantão

Em agosto, após episódios de curto-circuito e princípios de incêndio, o Corpo de Bombeiros colocou uma viatura de plantão no hospital.  Unidade continua sem alvará, mas disse que está regularizando a situação

Publicado em 11 de dezembro de 2019 às 14:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Hospital Infantil de Vitória. (Internauta)

A situação irregular em que funciona o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, já se arrasta por anos. Em agosto, A Gazeta fez uma série de reportagens denunciando problemas no hospital, que vão desde estrutura precária até falta de alvarás para funcionamento. Episódios de curto-circuito e princípios de incêndio levaram o Corpo de Bombeiros a colocar uma viatura 24 horas na unidade. Quatro meses depois, a situação ainda não foi regularizada e uma equipe dos bombeiros continua de plantão no hospital.

Uma das principais queixas dos pacientes e também dos funcionários é a precariedade do prédio onde o hospital funciona.  Fios desencapados, portas quebradas e falta de extintores de incêndio foram verificados durante vistorias no local. Médicos e enfermeiros relataram trabalhar com medo.

No início de 2019, o Corpo de Bombeiros entendeu a necessidade de interditar o local, após uma inspeção. De acordo com a corporação, havia riscos em grande parte da rede elétrica. No entanto, por ser um hospital de referência que atende um grande número de crianças, a unidade não foi interditada. Em vez disso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) se comprometeu a criar um projeto para modificar a rede elétrica. Além disso, uma viatura do Corpo de Bombeiros foi colocada de plantão no local. 

Hospital Infantil continua funcionando de forma irregular sem alvará do Corpo de Bombeiros. (Marcelo Prest)

A ausência de alvará do Corpo de Bombeiros e também da Vigilância Sanitária foi constatada em 2014 pela Defensoria Estadual. O Órgão entrou com uma ação civil contra o Estado, denunciando as condições no hospital. No ano seguinte, a Justiça determinou reformas na unidade e regularização nos alvarás, mas até hoje os problemas não foram resolvidos.

Hospital Infantil de Vitória continua sem alvará e com bombeiros de plantão

Em 2018, o Ministério Público Estadual fez um acordo com o Estado, que prometeu transferir a área de oncologia para o Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira, até dezembro daquele ano. Porém, as obras ainda não terminaram e a transferência, que era para ter sido feita há um ano, não foi realizada. 

O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE

De acordo com a Sesa, o projeto de adequação do Hospital Infantil continua em execução. Intervenções como "troca da rede elétrica, sinalização das saídas de emergência, implantação de detector de fumaça, pontos de iluminação de emergência, e sistema de alarme estão sendo implementadas" . Além disso, foram adquiridos novos extintores. A viatura dos bombeiros continua no local de forma preventiva.

Em relação ao alvará da Vigilância Sanitária, a Sesa disse que o monitoramento dos hospitais públicos segue a legislação vigente, Lei nº 6.006/99 – artigo 40, que isenta de “licença ou alvará estabelecimentos integrantes da administração pública ou por ela instituídos, ficando sujeitos às exigências pertinentes às instalações, aos equipamentos e à assistência e responsabilidade técnica”.  Sobre o alvará do Corpo de Bombeiros, o hospital ainda passa por processo de regularização. O documento não foi expedido.

Este vídeo pode te interessar

Sobre a transferência da área de oncologia, a Sesa respondeu que  as obras para a transferência do setor estão sendo finalizadas. "Houve um atraso devido às fortes chuvas das últimas semanas que prejudicaram a finalização do esgotamento sanitário", finalizou a secretaria por meio de nota.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais