> >
Hospital infantil: crianças são transferidas após curto-circuito em ala

Hospital infantil: crianças são transferidas após curto-circuito em ala

O princípio de incêndio aconteceu na manhã deste sábado (31) no setor de Oncologia. Uma funcionária passou mal

Publicado em 5 de setembro de 2019 às 05:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Hospital Infantil de Vitória é um dos prédios públicos que estão sem o alvará dos Bombeiros. (Marcelo Prest)

Um princípio de incêndio assustou funcionários e pacientes do setor de Oncologia do Hospital Infantil de Vitória, na manhã deste sábado (31). Bombeiros que atuam no hospital relataram à reportagem que um curto-circuito atingiu os reatores das luminárias da sala onde as crianças fazem quimioterapia. Uma funcionária, que tem asma, passou mal por causa da fumaça forte, segundo os bombeiros. A unidade funciona sem alvará da corporação. 

Hospital infantil - crianças são transferidas após curto-circuito em ala

O princípio de incêndio ocorreu por volta das 6h15. A luz do setor precisou ser desligada, e os pacientes foram transferidos para outros espaços.

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou o episódio, mas disse que o que houve foi a queima de uma luminária no setor de Oncologia, onde estavam poucos pacientes. "Em relação ao episódio da manhã deste sábado (31), a direção do hospital informa que se tratou de uma luminária da oncologia que queimou, mas esclarece que a manutenção e troca da mesma já está sendo feita e, enquanto isso, os pacientes estão em outra sala recebendo atendimento. Esclarece ainda que a unidade está em seu funcionamento normal", informou a secretaria na nota.

Alvará

O incidente é mais um episódio que expõe a situação da unidade, que funciona sem alvará do Corpo de Bombeiros e vem sofrendo vários princípios de incêndio e curto-circuitos nos últimos meses. O hospital já passa por reformas, mas como ainda há riscos, bombeiros estão de plantão 24 horas por dia no local. Para a corporação, o hospital deveria ser interditado.

Durante uma vistoria no Hospital Estatual Infantil Nossa Senhora da Glória (HEINSG), o Corpo de Bombeiros afirma que foram encontradas várias irregularidades, como: necessidade de apresentação de Projeto Técnico de Segurança Contra incêndio e Pânico, execução de sistemas de proteção contra incêndio, elaboração de projeto elétrico e execução de todo o sistema elétrico, elaboração de plano de emergência e constituição de brigada de incêndio, dentre outras ações.

Em relação ao episódio da manhã deste sábado, a direção do hospital informou que as obras de um novo setor de Oncologia estão sendo finalizadas na unidade do hospital anexa ao HPM, e que ainda este ano será inaugurada.

Bombeiros no Hospital Infantil de Vitória, onde ocorreu princípio de incêndio. (Ricardo Medeiros)

"A Secretaria de Estado de Saúde esclarece que nos últimos anos não foram feitas reformas e manutenções necessárias no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória e, por isso, a nova gestão está empenhando esforços para garantir as mudanças necessárias. A troca de toda a rede elétrica da unidade já está sendo feita, incluindo a programação de troca de todas as luminárias, iniciando pelas áreas assistenciais", diz ainda a Sesa.

Este vídeo pode te interessar

"O projeto elaborado para adequação de toda a unidade está sendo ajustado, junto ao Corpo de Bombeiros, para execução das intervenções, atendendo as normas exigidas pela corporação", informa ainda a secretaria.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais