> >
Bactéria que pode ter infectado médico capixaba em Cancún é 80% letal

Bactéria que pode ter infectado médico capixaba em Cancún é 80% letal

Após o caso, médicos do mundo todo entraram em contato com a família da vítima para estudar o caso. Eles acreditam que a bactéria pode ser do gênero Vibrio. Para entender riscos e cuidados, a reportagem conversou com especialista no assunto

Publicado em 3 de março de 2020 às 20:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Bactéria que pode ter infectado médico em praia de Cancún é 80% letal. (Pixabay)

A história do cirurgião geral Francisco José Jorge Mazzini, 66 anos, que morreu após cortar o braço em um coral e contrair uma bactéria, assustou muitas pessoas e chamou a atenção de especialistas. Após o ocorrido, médicos do mundo todo entraram em contato com a família da vítima para estudar o caso. Eles acreditam que a bactéria pode ser do gênero Vibrio, que é 80% letal em caso de infecção. Para entender riscos e cuidados, a reportagem conversou com um especialista no assunto. 

Bactéria que pode ter infectado médico capixaba em Cancún é 80 por cento letal

O cirurgião geral Francisco José Jorge Mazzini foi passar o carnaval em Cancún com a esposa, a pediatra Rachel Acha Mazzini. De acordo com ela, eles estavam nadando quando o médico esbarrou em uma pedra onde havia um coral e cortou superficialmente o braço, no último sábado (22). Como o ferimento era leve, o casal continuou a viagem normalmente. Contudo, dias depois, Mazzini começou a apresentar sintomas de infecção.

O médico  já deu entrada no hospital em estado considerado crítico pelos médicos. Segundo Rachel, os médicos informaram que Mazzini entrou em um estado de choque séptico, que é quando a bactéria se alastra pelo corpo do paciente, afetando vários órgãos.

Médico capixaba que pegou bactéria em praia do México . (Reprodução Facebook)

O QUE É A VIBRIO VULNIFICUS?

De acordo com o médico dermatologista Vidal Haddad Junior, que durante três anos pesquisou cerca de 300 casos de acidentes causados por animais aquáticos, Vibrio vulnificus é uma espécie de bactéria que vive em ambientes marinhos. Vulnificus significa "causador de feridas", o que reflete a habilidade do micro-organismo em invadir e destruir tecidos.  O micro-organismo é associado com infecções que originam feridas e septicemias fatais.

"Os sintomas típicos da doença são febre, tremores, náuseas e lesões na pele. O início dos sintomas ocorre cerca de 24 horas após a contaminação e se houver infecção, o que não é comum, em 80% dos casos as vítimas não sobrevivem.".

QUEM PODE TER A INFECÇÃO?

Vidal explicou que os suscetíveis às infecções incluem idosos, pessoas imunocomprometidas, que sofrem de distúrbios crônicos do fígado e de alcoolismo crônico. A diferença desse microorganismo para outros víbrios patógenos está no fato de que ele se multiplica na corrente sanguínea, sendo altamente invasivo e capaz de produzir diversos fatores que o protegem do sistema imunológico.

"Essa bactéria pode ser encontrada em vários locais, inclusive na água do mar. Mas a maioria das pessoas que tem contato com a Vibrio não são infectadas. A infecção depende de vários fatores, como a pessoa ser imunocomprometida, idosa ou até mesmo o tipo de agressividade da bactéria. O que vitimou meu colega (de profissão) passa muito por fatores aleatórios e azar. Tantas pessoas se machucam na água, bem mais gravemente, e não sofrem infecções. Mas, infelizmente, acontece com alguns", lamentou.

Médico Francisco Mazzini com a mulher, a pediatra Rachel Acha Mazzini. (Arquivo Pessoal)

RISCOS, SINTOMAS E O QUE FAZER

De acordo com Vidal, ao se machucar com corais é recomendado fazer rigorosa assepsia no ferimento - se possível, até escovar delicadamente a área, usando antibiótico e tópicos para prevenir infecções. 

"Quando o ferimento é maior, abrindo feridas ou arrancando pedaços, o antibiótico sistêmico é fundamental. As infecções não são graves, na maioria das vezes, mas podem acontecer catástrofes, como a do médico capixaba. De qualquer forma, é importante  dizer que são situações anômalas e que mar é pra se divertir sem pânico", disse. 

O médico explicou, ainda, que os ferimentos podem servir como porta de entrada para bactérias e fungos, causadores de diversas infecções. Os sintomas mais comuns são inchaço, vermelhidão, dor e febre. Ao perceber alguns dos sintomas, a recomendação é procurar um hospital.

"Quando percebe-se que a ferida pode ter virado um infecção, o que se pode fazer é um tratamento com antibióticos. Alguns, fazem até cirurgia. Mas quando já há infecção, o índice de morte é de 80%. Essa bactéria não é rara, mas por sorte as infecções graves são incomuns", afirmou. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais