Um dos símbolos da Festa da Penha, o terço gigante voltará a ser colorido neste ano, será adornado com flores de tecido e terá um significado especial inspirado no Jubileu da Igreja Católica. Ele já está sendo confeccionado e será colocado no Convento da Penha no dia 19 de abril.
A 455ª edição da festa em homenagem à padroeira do Espírito Santo acontece entre os dias 20 e 28 de abril e, como de costume, o terço gigante será pendurado entre as palmeiras do santurário, um dia antes da abertura oficial do evento — uma tradição de 27 anos.
Idealizador do terço gigante, o médico Osmar Sales explicou que, nesta edição, optou por um terço multicolorido, sem distribuir as cores de forma fixa, como ocorre no terço missionário — onde cada mistério representa um continente do mapa-múndi para onde a oração está sendo direcionada.
A escolha das cores foi inspirada na logomarca do Jubileu de 2025, que traz azul, verde, amarelo e vermelho. Para completar os cinco mistérios, foi adicionada a cor rosa em referência a Nossa Senhora das Alegrias.
No centro da cruz, será colocada a logo do Jubileu da Esperança, além da menção às sete alegrias de Maria. "Os fiéis podem esperar uma explosão de esperança e contentamento. As cores trazem alegria e manifestam o espírito. A oração faz a alma vibrar e, nessa vibração, nos conectamos com o próprio Pai e somos levados para os braços da Mãe, Maria, a porta do céu", destacou Osmar.
O ano 2025 marca o Jubileu da Esperança na Igreja Católica, convocado pelo papa Francisco. Com o lema "Peregrinos de Esperança", o jubileu convida os cristãos a redescobrirem e espalharem a esperança. Inspirada nessa mensagem, a Festa da Penha deste ano adotou o tema "Com Maria, peregrinos de esperança".
edição, a estimativa é reunir milhares de pessoas entre 20 e 28 de abril na Festa da Penha, maior evento religioso do Estado e terceiro maior do Brasil.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta