> >
Shell vai perfurar novo poço de petróleo e aumentar produção no ES

Shell vai perfurar novo poço de petróleo e aumentar produção no ES

Expectativa da empresa é que ao longo do ano seja recuperada a produção de petróleo que foi perdida em 2019, quando o Estado apresentou números menores do que em 2018 na extração de óleo e gás

Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 16:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
FPSO Espírito Santo, da Shell, que atua na produção de petróleo no Parque das Conchas, no Espírito Santo. (Acervo Shell)

O ano de 2019 não foi o que se pode chamar de exemplar para a indústria de petróleo e gás no Espírito Santo. Dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), apontam que a produção total no Estado fechou 2019 em 313,7 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d), enquanto no final de 2018 esse número foi de 338,4 mil boe/d. A Shell, uma das petroleiras que operam nos mares capixabas, não fugiu à regra e registrou redução na produção no ano passado.

Mas, pelo menos para a empresa, esse cenário de redução da produção deve ficar no passado, avalia o presidente da Shell no Brasil, André Araújo. Segundo ele, o  grupo vai investir na perfuração de um novo poço neste ano e iniciar as operações em outros dois já perfurados em 2019. Com isso, já em 2020, será possível recuperar as perdas que a empresa teve no ano passado.

Aspas de citação

A nossa produção também caiu (em 2019) e a queda é normal nos campos de petróleo, mas com esses investimentos que fizemos, começamos o ano recuperando nossa produção. Com esse poço que vai ser perfurado esse ano a nossa meta é continuar recuperando volumes perdidos

André Araújo
Presidente da Shell no Brasil
Aspas de citação

Dos dois poços perfurados no ano passado, um já está em operação. “Esses dois poços são parte da estratégia da companhia, que é maximizar investimentos que já foram feitos. Estamos procurando aquele óleo que está escondido. E essa é uma guerra diária de saber onde no reservatório o óleo está”, comentou.

Até por conta disso, segundo o presidente da Shell, não serão necessários grandes projetos e leilões para que a empresa volte a aumentar a produção. “No que existe de oportunidade aqui no Espírito Santo a gente consegue tirar leite de pedra e a gente quer ir até o último óleo”, afirmou Araújo.

Segundo o presidente na Shell, o aumento da produção vai aumentar os investimentos e os empregos no Estado. Porém, não foram repassados números ou percentuais de crescimento.

OPORTUNIDADE PARA EMPRESAS CAPIXABAS

A fala do presidente da Shell aconteceu durante um encontro de negócios organizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Na reunião, foram apresentadas oportunidades para fornecedores locais para a indústria do petróleo - um dos setores mais exigentes do mundo. As empresas que compõem o setor de petróleo no Espírito Santo precisam contratar, anualmente, R$ 3 bilhões em produtos e serviços. 

“Temos hoje cerca de 460 empresas na cadeia de petróleo e gás - que vão do subfornecedor ao fornecedor principal. Num primeiro momento queremos não só ampliar o número de fornecedores, mas ampliar os mercados, tirando essa visão de que só existe Shell e Petrobras”, disse o gerente de Petróleo e Gás da Findes, Durval Vieira de Freitas.

A expectativa, segundo o presidente da Findes, Léo de Castro, é que neste ano a participação das empresas capixabas no fornecimento de produtos e serviços para o setor cresça 5%. “Nós ainda somos tímidos na operação desse mercado. A produção de petróleo no Brasil deve dobrar nos próximos 10 anos e esse é um mercado de grandes oportunidades”, avaliou Léo.

INVESTIMENTO EM PETRÓLEO LEVA TEMPO, EXPLICA CASAGRANDE

Para explicar a queda da produção de petróleo no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande fez a analogia com um navio transatlântico. “O investimento em petróleo é como um grande transatlântico. Quando você decide fazer o investimento ele não acontece de um mês para o outro. Ele demora um tempo para se consolidar”, refletiu o governador.

Este vídeo pode te interessar

“O que competia ao Estado fazer, nós já fizemos. Assinamos o novo acordo de exploração e agora a Petrobras pode retomar o ciclo de investimentos. Fizemos nossa parte, agora também precisamos de investimentos da Petrobras”, concluiu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais