> >
Salões do ES retomam as atividades, mas com nova rotina

Salões do ES retomam as atividades, mas com nova rotina

Nada do local ficar cheio, agora o atendimento é só com hora marcada. Além disso, novas medidas de higiene, como o uso de máscaras, também passaram a ser adotadas

Publicado em 7 de abril de 2020 às 20:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Salão de beleza Milene Ushôa, em Itapoã. Ela reabriu seu salão hoje. Sua cliente Márcia Alves aproveita o momento para trabalhar no seu notebook. Márcia está em home office
Salão de beleza Milene Ushôa, em Itapoã. Ela reabriu seu estabelecimento nesta terça. Uma cliente aproveita o momento para trabalhar no seu notebook, já que está em home office. (Carlos Alberto Silva)

Os salões e estúdios de beleza voltaram a abrir nesta semana no Espírito Santo, mas com uma nova rotina. Agora, atendimento só  é realizado com hora marcada e o local precisar ser esterilizado com álcool mais vezes ao longo do dia. Além disso, novas medidas de higiene para conter o avanço do coronavírus, como o uso de máscaras, também passaram a ser adotadas por quem trabalha ou vai ao local.

No final de março, com os decretos do governo do Estado, alguns salões resolveram fechar as portas. Mas, no dia 4 de abril, em uma postagem nas redes sociais, o governo explicou que as atividades industriais e de serviços não estavam proibidas de funcionar no Espírito Santo, por conta do coronavírus. 

Ainda segundo o governo, no caso dos estabelecimentos que podem abrir, como os salões, foi imposta uma série de exigências pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), como o controle de entrada, distanciamento entre colaboradores e um elevado padrão de higiene e limpeza.

A proprietária de um salão de beleza em Itapuã, Vila Velha, Milene Ushôa retomou as atividades nesta terça-feira (7). Segundo ela, o número de pessoas atendidas simultaneamente no local reduziu. "Estamos atendendo poucas pessoas e só com agendamento e horário marcado", conta.

Como medidas de segurança ela está higienizando o local rotineiramente. Além disso, quando o cliente já chega no salão, ele lava as mãos ou usa álcool. "Também mantemos um pano na entrada umedecido com uma solução para eliminar o vírus do sapato de quem chega da rua", aponta.

Manicure do salão de beleza Lubiane, em Bairro de Fátima, Serra.(Carlos Alberto Silva)

Uma cliente da Milene aproveitou a reabertura do salão para fazer o cabelo, mas sem parar de trabalhar. Levou o computador e o celular e, enquanto retocava as madeixas, trabalhava em regime de home office. Segundo Milena, essa é uma cena que está ficando cada vez mais comum.

Já o Daniel Liittig Toledo é proprietário de um salão em Jardim da Penha, Vitória.  Ele conta que o movimento foi dentro do previsto, já que muitas pessoas ainda não sabem do retorno. "O movimento normal não vai voltar rapidamente. Estamos ligando para os clientes e avisamos que voltamos às atividades e eles marcam um horário com a gente. Fazemos o atendemos sem fila de espera, para não ter aglomeração dentro do salão. Devagar, as pessoas vão se acostumando com essa nova realidade", comenta. 

Este vídeo pode te interessar

Ele lembra que manter o local higienizado é fundamental. "Usamos máscaras, limpamos a cadeira, higienizamos o filtro do ar-condicionado e limpamos o chão. Tudo isso tentando amenizar a propagação do vírus e para dar segurança aos clientes", aponta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais