Repórter / labrantes@redegazeta.com.br
Publicado em 13 de maio de 2025 às 17:14
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta terça-feira (13), abrir uma consulta pública para discutir a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da EDP no Espírito Santo. Será a primeira mudança no valor da tarifa após a aprovação da renovação do contrato de concessão, que ainda precisa passar por decisão do Ministério das Minas e Energia (MME) e também pela assinatura entre governo do Estado e empresa.
Na proposta de revisão tarifária apresentada, o efeito médio para consumidores residenciais é de 11,10%. Já para os consumidores de alta tensão, como indústria, a proposta é de 12,77% e 11,25% para baixa tensão.
Segundo a Aneel, o índice médio proposto na revisão tarifária da empresa foi impactado por todos os itens, mas principalmente por encargos setoriais, custos com distribuição de energia, receitas irrecuperáveis e componentes financeiros atuais e estabelecidos no último processo tarifário, que vigoraram até a presente revisão.
A distribuidora fornece energia elétrica a cerca de 1,77 milhão de unidades consumidoras em 70 municípios do Estado. As novas tarifas entrarão em vigor em 7 de agosto de 2025.
A consulta pública será aberta a partir desta quarta-feira (14) e irá até 27 de junho e estará disponível no site antigo.aneel.gov.br/web/guest/consultas-publicas. Também está prevista uma audiência pública no dia 5 de junho, ainda sem local definido.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta