Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Aneel aprova renovação do contrato da EDP no ES e governador se diz aliviado

Agora, o Ministério de Minas e Energia tem 30 dias para tomar a decisão final e chamar a multinacional portuguesa para assinar o acordo

Publicado em 29/04/2025 às 16h18
EDP opera mais de 66 mil km de rede elétrica, em 70 dos 78 municípios do ES
EDP opera mais de 66 mil km de rede elétrica, em 70 dos 78 municípios do ES. Crédito: Carlos Alberto Silva

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em decisão de diretoria tomada nesta terça-feira (29), recomendou ao Ministério de Minas e Energia (MME) a aprovação da renovação do contrato de distribuição de energia elétrica com a EDP no Espírito Santo por mais 30 anos. Agora, o MME tem 30 dias para tomar a decisão final e chamar a multinacional portuguesa para assinar o acordo. Este último prazo é considerado protocolar e todos já dão a renovação como certa, inclusive o governador Renato Casagrande, que se disse aliviado com a decisão.

"O contrato vence agora em julho, o processo está atrasado, recebemos a decisão da Aneel até com um certo alívio", afirmou o governador capixaba. "Tudo estava caminhando bem, até que aconteceram aquelas falhas de distribuição em São Paulo (de responsabilidade da italiana Enel) causadas pelas fortes chuvas. Ali o processo deu uma parada, muita gente começou a defender novas licitações nos processos que estão em andamento. Isso nos trouxe uma certa apreensão, porque defendemos a renovação e a EDP já havia anunciado investimentos de R$ 5 bilhões para os próximos cinco anos, só que o contrato precisava sair. Agora, com o aval da Aneel, as coisas vão destravar".

O contrato da EDP no Espírito Santo, que atende 70 municípios capixabas, é o primeiro de uma série de renovações que estão sob análise da Aneel. A antiga Escelsa foi a primeira distribuidora de energia a ser privatizada, em julho de 1995.

A Gazeta integra o

Saiba mais
edp energia elétrica Espírito Santo ES Sul ES Norte Região Serrana

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.