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Publicado em 13 de fevereiro de 2023 às 13:09
O Porto de Vitória e a VLI — companhia de soluções logísticas que integra portos, ferrovias e terminais — assinaram, nesta segunda-feira (13), um documento que formaliza a parceria para realização dos estudos que determinarão as oportunidades de investimentos em ferrovia, portos e terminais que darão apoio às atividades logísticas da nova Codesa. >
A expectativa é que as obras de expansão, que ainda serão determinadas, resultem em investimentos de até R$ 200 milhões, possibilitando ampliar o escoamento de cargas pelo Porto de Vitória.>
O prazo para conclusão dos estudos e o início dos investimentos não foi divulgado.>
As empresas já haviam anunciado, na sexta (10), a parceria. Um memorando de entendimento entre as empresas foi assinado nesta manhã em um evento no Palácio Anchieta, com participação do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, e do governador Renato Casagrande. >
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O diretor-presidente do Porto de Vitória, Ilson Hulle, afirma que a assinatura do memorando é um passo importante dentro do propósito da nova gestão do porto de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária.>
“O Porto de Vitória possui uma vantagem competitiva em função da sua localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais. Nossos esforços estão voltados para fortalecer o complexo portuário, visando impulsionar um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e ágil.”>
Os estudos a serem realizados contemplam a análise de capacidades necessárias a acomodar a matriz de carga em estudo, incluindo adequações e capacitações de ramais ferroviários que acessam o Porto de Vitória.>
O projeto também vai contemplar melhorias nos ramais internos do terminal, capacidade de píeres – envolvendo berços, calado e equipamentos, entre outros aspectos – e sistemas de carregamento, descarregamento e armazenagem estática das cargas a serem movimentadas.>
Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI opera por direito de passagem, para acesso aos portos do Espírito Santo. >
O estudo estima um aumento de cerca de 5 milhões de toneladas – um crescimento de 20% – de granéis sólidos minerais e vegetais à matriz de carga atual nos fluxos de importação e exportação do Estado. >
Para isso, a VLI também analisará oportunamente a necessidade de aquisição de novos vagões e locomotivas.>
"Hoje o porto está operando na casa dos 8 milhões de toneladas por ano. A gente estimou uma capacidade adicional, com esse projeto, em torno de 5 milhões. (...) A gente acredita que até 2025 esse projeto possa estar de fato operando já com alguma capacidade", declarou o diretor-presidente do Porto de Vitória.>
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