Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Falta de gasolina e diesel

Navios não conseguem atracar e postos ficam sem combustível no ES

Pelo menos três navios que trazem combustível para o Espírito Santo aguardam para atracar e posteriormente descarregar; além da fila, também enfrentam dificuldades climáticas

Publicado em 14 de Abril de 2022 às 20:20

Redação de A Gazeta

Publicado em 

14 abr 2022 às 20:20
Falta de combustível no mercado faz preço de gasolina subir, segundo donos de postos em Cachoeiro
Falta de combustível no mercado deixa postos sem gasolina e diesel Crédito: Luiz Gonçalves

Atualização

18/04/2022 - 10:45
A situação começou a ser normalizada a partir da sexta-feira (15). Em nota enviada nesta segunda-feira (18), a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) informou que o primeiro navio (Robert Maersk) atracou, descarregou 9.300 toneladas de diesel e 15.500 toneladas de gasolina, e zarpou. E o segundo navio (Romoe Maersk) está atracado para descarga de 14.600 toneladas de diesel.
As dificuldades para navios que transportam combustível atracarem em portos do Espírito Santo levaram a ausência de  gasolina e diesel em diversos postos do Estado, principalmente na Grande Vitória. Postos ficaram com tanques vazios e muitos outros com estoques baixos.
A situação começou a ser normalizada a partir da sexta-feira (15). Foi quando o primeiro de dois navios que também estavam na fila, na chamada área de fundeio, aguardando para desembarcar combustível, conseguiu atracar. Em nota enviada nesta segunda (18), a a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) informou que o primeiro navio (Robert Maersk) atracou, descarregou 9.300 toneladas de diesel e 15.500 toneladas de gasolina, e zarpou. "O segundo navio (Romoe Maersk) está atracado para descarga de 14.600 toneladas de diesel."
Por nota, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos) informou na quinta-feira (14) que "alguns revendedores, com o atual cenário de escassez, estão buscando produtos via terrestre em outros estados, com impacto no custo do frete de transferência".
Um reflexo desta situação já é possível ser visto no Monitor de Preços de Combustíveis da Sefaz/ES,  informa o Sindipostos, que aponta que as distribuidoras repassaram significativos aumentos para os postos, nos últimos 30 dias. "Como agravante, o atual cenário de escassez de combustíveis nos últimos dias está impactando no custo do frete de transferência de combustíveis de outros estados para os postos capixabas", diz em nota.
Navios não conseguem atracar e postos ficam sem combustível no ES

SOLUÇÃO A PASSOS LENTOS

Segundo a Petrobras, as dificuldades encontravam-se no Terminal de Tubarão, da empresa Vale, onde navios com combustível para o Estado chegaram na data prevista. “Neste momento as embarcações aguardam na fila para atracação no Terminal de Tubarão, para então iniciar a descarga dos produtos”, informou em nota, no dia 14.
Segundo a empresa, “para manter a continuidade do abastecimento da região (ES), a Petrobras ampliou a oferta de produto para as distribuidoras nas refinarias de Betim (MG) e Duque de Caxias (RJ)”, explica em nota. São locais onde a gasolina é comprada e transportada para o Espírito Santo pela malha rodoviária, a um custo mais alto.
A Vale, em nota, informou que as dificuldades decorrem de problemas climáticos que impedem a atracação dos navios transportando combustível e que não há previsão de quando eles poderão fazer o descarregamento no Terminal de Tubarão.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Segundo a corporação, a vítima, que não teve o nome nem a idade divulgados, havia sido vista pela última vez por testemunhas na sexta-feira (31), quando se debatia na água
Corpo de homem é encontrado em rio após afogamento, em Bom Jesus do Norte
Osmar Antônio Faustino saiu de casa no último dia 29 de julho e não foi mais visto
Família pede ajuda para encontrar idoso desaparecido em Cariacica
Marco Antônio Nader Borges, mais conhecido como Marquinho Borges
Morre Marquinho Borges, ex-presidente da Câmara de Vereaores de Guarapari

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados