> >
Moradores autorizados a voltar para prédio em Vila Velha estão com medo

Moradores autorizados a voltar para prédio em Vila Velha estão com medo

Local estava interditado desde a última quinta-feira (11), quando houve estrondo e rachaduras foram identificadas na estrutura. Na manhã deste domingo (14), uma vistoria liberou o retorno dos condôminos

Publicado em 14 de fevereiro de 2021 às 19:11- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Moradores do Residencial Vila Velha com medo de voltar para casa
Moradores do Residencial Vila Velha relatam medo de voltar para casa. (Mirian de Freitas / Divulgação)

Moradores de 16 apartamentos do bloco 13 do condomínio Residencial Vila Velha, em Jabaeté, foram autorizados a retornar para seus lares neste domingo (14). O local precisou ser evacuado na noite da última quinta-feira (11), após os condôminos ouvirem um estrondo vindo da estrutura da construção.

A Prefeitura de Vila Velha informou, por meio de nota, que foi realizada uma vistoria, na manhã deste domingo (14), com a presença da Caixa Econômica Federal (CEF), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES) e Defesa Civil municipal.

“Com base no laudo técnico da engenharia da CEF foi decidido pelo retorno dos moradores. A síndica recebeu o laudo da Caixa se responsabilizando por monitoramento e reparos. A Ação conjunta do Crea atestando que o prédio está seguro e o tempo de 72 horas de observação e monitoramento se findou. Especialistas do Crea-ES e Caixa, com o aval da Defesa Civil do Estado, entenderam que não há risco para os moradores”, informa a nota divulgada pela prefeitura.

Em nota, a Caixa informou que o Residencial Vila Velha foi liberado pela Defesa Civil Municipal neste domingo (14), após a vistoria conjunta, e que os moradores foram encaminhados de volta ao empreendimento. "O banco esclarece que não cabe à Caixa a interdição ou desinterdição das unidades, sendo esta uma atribuição da Defesa Civil Municipal, que segue critérios técnicos em suas decisões". 

A instituição bancária reforçou que "na condição de representante do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), prestou toda assistência necessária aos moradores até que a segurança do prédio fosse atestada e que, conforme regras previstas no Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I, o FAR se responsabilizará pelos reparos pontuais que se fazem necessários, por meio da contratação emergencial de empresa para execução, que ocorrerá nos próximos dias."

O Crea-ES vai se manifestar sobre o assunto apenas nesta segunda-feira (14), às 10 horas, após a última vistoria do órgão. A análise está marcada para às 9 horas.

A síndica do Residencial Vila Velha, Mirian de Freitas, comenta que os moradores ainda estão com medo e não querem voltar para seus apartamentos. Segundo ela, novas rachaduras foram identificadas em unidades que ainda não tinham apresentado problemas.

“Se eles entrarem, não vão conseguir dormir. Ainda não deram as 72 horas do prazo dado pela Defesa Civil. Alguns moradores relatam outros problemas, similares ao do primeiro andar. Eles estão sem saber o que fazer neste momento. Estou em contato com os engenheiros do Crea para saber se eles tinham observado essas novas rachaduras. Além disso, as pessoas entendem que um laudo não tem o mesmo peso de um parecer técnico atestando que o local pode ser habitado novamente”, ressalta a síndica.

Na noite da última quinta-feira (11), após ouvirem um estrondo, moradores de 16 apartamentos do Residencial Vila Velha tiveram que deixar seus lares por medo de que a estrutura desabasse. Na ocasião, a síndica Mirian de Freitas informou que foram constatadas rachaduras em, pelo menos, três apartamento do condomínio do programa Minha Casa Minha Vida.

O prédio foi entregue há aproximadamente quatro anos, e desde então, pelo menos 250 moradores ingressaram com ações individuais contra a Caixa por falhas estruturais. O Crea e a Defesa Civil vistoriaram o local e uma interdição de 72 horas foi determinada. Neste domingo (14), a prefeitura informou que o retorno dos moradores foi autorizado. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais