Publicado em 5 de outubro de 2020 às 11:42
Grandes empresas do Espírito Santo estão propondo desafios para que empreendedores digitais possam desenvolver projetos de inovação. Ao todo, serão R$ 5 milhões em recursos que serão disponibilizados pelo Findeslab, hub de inovação da indústria capixaba.>
A diretora de Tecnologia, Inovação e Produtividade do Senai-ES, Juliana Gavini, explica que o objetivo é conectar os desafios das organizações a propostas de solução de startups. Segundo ela, serão selecionados projetos com potencial de desenvolvimento inovador para os ambientes corporativos dessas companhias.>
Os desafios propostos pelas grandes empresas têm como objetivo desenvolver o empreendedorismo digital. Esse é um grande leque de oportunidades para startups ou spin-offs de base tecnológica proporem soluções inovadoras. Serão selecionadas 16 propostas de projetos que passarão por um processo de aceleração por um período de um ano, explica. >
Este é o segundo ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial lançado pelo Findeslab. Os interessados poderão se inscrever até 9 de outubro, pelo site. As oportunidades de negócios digitais valem tanto para os que já existem quanto novos. >
>
São propostos dois desafios para atender cada uma das oito grandes empresas participantes que acreditam na inovação aberta e no seu papel na promoção do empreendedorismo industrial. Fazem parte dessa iniciativa: ArcelorMittal, Fortlev, Unimed, Vale, EDP Brasil, Real Café, Samarco e Suzano. Serão escolhidas as melhores propostas de solução. >
Para cada projeto, serão disponibilizados até R$ 200 mil em recursos financeiros, aportados pelas empresas parceiras, para serem desenvolvidos. Durante o período de desenvolvimento, as empresas escolhidas terão acesso a rede de mentores e especialistas para apoio ao desenvolvimento do projeto, além de acesso ao coworking e apoio dos laboratórios do Findeslab.>
Conectar produtos e soluções tecnológicas com as demandas do mercado, principalmente, aquelas que surgiram a partir das necessidades geradas pela pandemia do novo coronavírus. Este é o principal objetivo de uma ação conjunta entre a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) e que visa a realizar uma ação de mobilização do setor de tecnologia capixaba.>
A parceria entre as duas entidades, chamada de Transformação Digital - o caminho para novas oportunidades, terá como resultado a criação de um portfólio de serviços, produtos e soluções de tecnologia para vários setores do mercado capixaba. >
Primeiramente, a iniciativa vai realizar um levantamento, junto às empresas de tecnologia, para a construção de uma base de dados com os produtos e soluções desenvolvidas por empresas do Estado. Em seguida, será apresentado ao mercado um portfólio para promover negócios e fortalecer as companhias por meio do uso da tecnologia.>
O diretor-presidente da Act!on, Emílio Augusto Barbosa, observa que a pandemia impôs uma reprogramação de software coletivo de trabalho, comportamento, negócios e relacionamento das pessoas e empresas. Segundo ele, mesmo com o quadro de incertezas, como desemprego e queda no consumo, as empresas que estavam mais bem preparadas para enfrentar e superar a crise foram aquelas que já haviam realizado movimentos em direção à Transformação Digital. >
O uso da tecnologia da informação para suportar processos de produção, vendas online e distribuição, por exemplo, tornou-se um fator crucial para os resultados que essas empresas conseguiram obter, destaca.>
Emílio lembra que a crise deixará sequelas, muitas empresas estarão em condição de desigualdade em relação às concorrentes. Para ele, é preciso acelerar as conexões e promover o encontro da demanda com a oferta, preferencialmente, entre empresas do nosso estado.>
Temos um setor de tecnologia forte, inovador, com soluções sendo comercializadas para o Brasil e o mundo e estas soluções precisam estar também nos computadores das empresas capixabas, conclui.>
Abrir o próprio negócio não é só ter uma ideia na cabeça e colocá-la em prática. O empreendedor precisa fazer um plano de negócios, conhecer o mercado, entre outros pontos importantes para não correr riscos de ter surpresas desagradáveis no meio do caminho. >
Para ajudar nessa empreitada, diversas instituições oferecem cursos que podem ser feitos sem sair de casa. Alguns deles podem sair de graça ou com valores bem acessíveis. >
Com as orientações, o futuro empreendedor vai conhecer as tendências e correr menos risco financeira. >
A rede social de Mark Zuckerberg firmou uma parceria com o Sebrae para oferecer capacitação gratuita para quem deseja empreender online. Todos os vídeos dos treinamentos podem ser encontrados na Página do Facebook para Empresas. Os treinamento são gratuitos. >
Os cursos da Catho online ajudam o pequeno empresário a desenvolver uma visão mais ampla do seu negócio. Dentre os mais procurados estão o de Marketing Digital, Social Media, Curso de Fotografia e Vídeo pelo Celular e Edição de Vídeo e Imagem. As qualificaçõe custam em torno de R$ 140. >
O Sebrae oferece dezenas de cursos gratuitos para quem quer empreender. Dentre as qualificações estão: Como vender pela internet na crise do coronavírus, marketing digital, microcrédito consciente, gestão financeira e planejamento estratégico. >
O curso Montando seu próprio negócio é uma versão gratuita com carga horária de duas horas, vídeo-aulas e material em PDF. Além disso, é possível fazer uma avaliação e obter o certificado eletrônico. Durante o curso, é possível obter conhecimento sobre planejamento financeiro, a fidelização de clientes e a formalização do negócio, quanto questões mais práticas, como o uso do e-mail, de blogs em termos profissionais, entre outros pontos.>
Ter um plano financeiro é fundamental para quem quer colocar uma ideia em prática. O curso Planejamento Estratégico possibilita o futuro empreendedor desde a definição de missão e visão do negócio até a análise de mercado. O conteúdo conta com 13 aulas em vídeo, compreende dois cases, oferece material complementar para download e disponibiliza um quiz. >
O curso de Introdução à Administração Estratégica aborda assunto como planejamento, comunicação mercadológica, visão estratégica, conhecimento de mercado e cenário cultural. Os alunos têm acesso a conteúdo em texto e vídeo. >
A pandemia do coronavírus mudou os hábitos de consumo dos brasileiros. Segundo pesquisa encomendada pela Globo, 90% dos entrevistados afirmaram que fizeram compras on-line durante o isolamento e 37% disseram que compraram mais pela internet do que antes da crise sanitária. A tendência é que esses comportamentos se consolidem, o que torna cada vez mais imprescindível que as empresas, principalmente pequenas e médias, tenham presença digital e saibam se comunicar e vender nessa plataforma. >
"Hoje, o meio digital se tornou fundamental na existência dessas micro e pequenas empresas, facilitando a comunicação e o processo de vendas do empreendedor. A gente percebe que as pessoas descobrem novos produtos e serviços em plataformas digitais, desde alimentação até serviços que antes eram impensáveis para o mundo digital, como aulas de ioga, por exemplo, estão acontecendo", afirma o gerente de Empreendedorismo do Facebook para a América Latina, Jorge Lisauskas.>
Ele ressalta que, além de expandir as possibilidades de negócios das empresas que já existiam, as plataformas digitais, como as redes sociais, também ajudaram a impulsionar os negócios de quem precisou empreender depois de perder o emprego ou ter redução de renda.>
"O meio digital facilita a inserção dessas pessoas no mercado. Antes, ela precisaria ter uma loja física para vender seu produto. Hoje em dia, bastam alguns cliques, você cria sua presença digital e já consegue se comunicar com seus clientes", afirma.>
Em live promovida por A Gazeta na sexta-feira (18), o especialista deu dicas de como os novos empreendedores digitais podem alavancar seus negócios e maximizar as chances de sucesso. Confira algumas abaixo:>
Presença digital
O primeiro passo para conseguir vender pela internet é estar presente nela. Crie páginas para o seu negócio nas redes sociais. Elas serão sua digital. O especialista orienta preencher os dados corretamente de forma mais completa possível, principalmente os meios de contato, que são fundamentais para que o cliente consiga se comunicar com a marca.
Atenção do cliente
O segundo passo é pensar em como captar a atenção dos potenciais clientes, afinal, as marcas costumam ter apenas poucos segundos para fazer isso quando passam pelo feed ou pelos stories dos usuários de redes sociais. Para isso, é importante investir na comunicação visual, com vídeos, fotos e reels. A marca precisa chamar a atenção até de quem está com o som desativado. Muita gente quando passa pelos conteúdos não esta com o áudio ativado. Aí o vídeo precisa, primeiro, chamar a atenção para que depois a pessoa ouça o que está sendo dito.
Atenção na comunicação
Fora da internet, quando vamos a uma loja, se tivermos que esperar muito tempo por atendimento temos uma experiência ruim e vamos embora. A mesma coisa se aplica ao mundo digital. Quanto mais rápido conseguir responder às questões dos clientes, melhor. Não basta ter um perfil, postar conteúdo e não reagir, não se comunicar com ele. Tenha um serviço de atenção especial para o seu consumidor dentro dessas plataformas.
Os setores promissores
Segundo o especialista, uma pesquisa encomendada pelo Facebook mostrou que roupas estão entre os itens mais desejados em intenção de compras. Seguidas por calçados, eletrônicos e produtos de beleza. As áreas mais promissoras estão mais relacionadas e esses itens que estão ganhando relevância.
Oriente-se pelo smartphone
Se antes a preferência era pelas compras no desktop tela maior, direto no site da loja , agora essa tendência mudou. Segundo o especialista, uma pesquisa do Facebook apontou que 62% dos consumidores têm vontade de fazer compras pelo celular. Estamos mais acostumados com os smartphones e as plataformas estão melhorando para oferecer uma qualidade de experiência para os consumidores cada vez melhor. Diferentemente do computador, no celular você chega no seu cliente em qualquer horário e em qualquer lugar.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta