> >
Empresários do ES pedem adiamento de impostos e facilidade em empréstimos

Empresários do ES pedem adiamento de impostos e facilidade em empréstimos

Os pedidos foram feitos nesta terça-feira (17) durante reunião entre  empresários e representantes do governo. Ideia é movimentar a economia em tempos de coronavírus

Publicado em 17 de março de 2020 às 17:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Para representantes do setor produtivo, medidas devem ser tomadas para reduzir os impactos financeiros do coronavírus. (Pixabay)

Os representantes do setor produtivo do Espírito Santo pediram o adiamento do pagamento de impostos estaduais e uma maior facilidade na concessão de empréstimos para combater os efeitos econômicos do coronavírus. Os pedidos foram feitos nesta terça-feira (17) durante reunião entre empresários e integrantes do governo estadual.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro, os pleitos são voltados para as questões tributárias, de crédito, e para movimentar a economia.

Aspas de citação

Não estamos dizendo que não vamos pagar, mas estamos pedindo mais prazo. Pedimos para seguir o governo federal, que postergou o Simples Nacional. A ideia é que o governo possa fazer o mesmo e postergar o pagamento do ICMS e das obrigações acessórias

Léo de Castro
Presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)
Aspas de citação

Na questão do crédito, a proposta é que sejam abertas linhas para capital de giro, com juros mais baixos e menos burocracia para quem for contratar o empréstimo. “É importante uma carência de 180 dias para começar a pagar tais empréstimos e taxas de juros em patamares normais, tendo em vista os atuais valores da taxa Selic”, acrescenta.

Para estimular a economia, o pedido é que o governo estadual avalie a possibilidade de antecipar o 13º salário dos servidores estaduais ativos e inativos. Isso poderia aumentar a circulação de dinheiro no comércio local.

O governo do Estado foi procurado para comentar os pedidos e as medidas a serem tomadas, mas não respondeu até a publicação desta reportagem. O presidente da Findes avalia que as medidas foram bem recebidas.

EMPRESAS PODEM MUDAR ESCALAS PARA REDUZIR HORÁRIO DE PICO NO TRANSPORTE PÚBLICO

O coordenador do Fórum das Entidades Federativas (FEF), Fabio Brasileiro, também participou do encontro representando todas as federações. Segundo ele, o governo está avaliando formas de evitar a propagação do coronavírus.

“Um dos pontos que ainda está sendo avaliado é a mudança de horário das escalas de trabalho para reduzir a aglomeração de pessoas. É fazer um fluxo fracionado para que as pessoas não se desloquem no mesmo horário”, explica Brasileiro

Este vídeo pode te interessar

Apesar de a proposta ter sido apresentada, ainda não há definição sobre o assunto. “Esse planejamento foi iniciado hoje. O governo trouxe o setor produtivo para a mesa e todos – governo, empresários e sociedade civil – devemos estar alinhados”, acrescenta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais