Publicado em 17 de março de 2020 às 09:31
A movimentação nos shopping centers do Estado caiu cerca de 50% no último fim de semana, segundo avaliou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio), José Lino Sepulcri. >
Segundo Sepulcri, também houve redução do faturamento, mas este ainda não foi calculado. Essa diminuição já estava prevista por causa do carnaval, mas a queda foi maior neste fim de semana, comenta José Lino destacando que parte da dimunição é por conta do período pós-carnaval e outra parte por causa do avanço do coronavírus.>
Os shoppings da região da Grande Vitória foram questionados sobre o assunto, mas informaram que a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) é quem se posicionaria em nome de todas as empresas. A instituição limitou-se a dizer que acompanha atentamente o avanço do coronavírus no país e se mantém, permanentemente, em contato com as autoridades para entender a situação a fim de minimizar os possíveis riscos. >
Na manhã desta segunda-feira (16), o presidente da Fecomércio esteve reunido com representantes de diversos sindicatos e foi atualizado sobre o panorama atual. De acordo com José Lino, outros setores que também já começam a apresentar impactos são os de bares e casas noturnas e o de Turismo. Assim como os shoppings, no entanto, não foi feita estimativa de perda desses setores.>
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Marcelo Bethônico, representante da Câmara Empresarial de Turismo, avalia que o primeiro semestre já foi praticamente perdido. Este setor é o mais afetado. Praticamente todos os eventos do primeiro semestre foram cancelados ou postergados, comenta Bethônico, que ainda está apurando os efeitos financeiros da crise. >
Se tem um setor que não está sofrendo os impactos do surto do coronavírus é o de supermercados. De acordo com José Lino, existe até a possibilidade de que eles passem em atender em horário ampliado.>
Os supermercados tiveram bom funcionamento no último fim de semana. Existe uma preocupação grande da população em se abastecer, mas é importante dizer que não há risco de que desabastecimento. Os supermercados estão com estoque em dia, vão continuar abrindo aos domingos e podem até ter um horário estendido, afirmou.>
Segundo José Lino, chegou a ser levantada a possibilidade de se fechar o comércio, mas durante a reunião desta segunda a ideia foi rejeitada pelos participantes. Entendemos por unanimidade que não há necessidade de fechamento, nem redução do horário de expediente. O que precisamos é tranquilizar as pessoas de que o comércio continuará funcionando, acrescentou.>
Um comitê com seis representantes dos setores comerciais do Espírito Santo foi criado para tomar decisões e informar aos funcionários caso haja alguma modificação nas orientações da Fecomércio. >
Participam desse comitê José Lino Sepulcri (Fecomércio), Rodrigo Rocha (Sindicomerciários), José Carlos Bergamin (Lojistas), Marcelo Bethônico (Turismo), Luis Coutinho (Varejistas), João Falquetto e Hélio Schneider (Associação Capixaba de Supermercados, Acaps).>
A preocupação do comitê é ver de que forma podemos orientar, ajudar os segmentos mais afetados. Indicar como agir com mais segurança para que haja uma confiabilidade do cliente e também dos empregados, diz Marcelo Bethônico. >
Representantes dos setores também disseram que estão tomando medidas para evitar o contágio entre empregados e clientes. Por meio de nota, o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírido Santo (Sindbares), informou que bares e restaurantes já praticam normas de higiene bem rígidas e que seguem os melhores e mais sérios padrões de higiene.>
Já a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) informou que iniciou uma campanha orientando que pessoas que já tenham contratado viagens não cancelem os contratos, mas adiem a partida.>
Isso contribuirá com a sustentabilidade de uma série de empresas dos mais variados segmentos que estão sendo impactados duramente pela crise do Covid-19. Nossas agências de viagens associadas estão dando todo suporte nesse atendimento aos seus clientes com as remarcações e renegociações necessárias com os fornecedores, informou a nota da Abav.>
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