Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Coronavírus: Sindicato quer fechar supermercados e shoppings aos domingos

Comerciários vão se reunir amanhã com a Federação do Comércio e propor que lojas fiquem fechadas nesse dia como forma de prevenção à Covid-19

Publicado em 15 de Março de 2020 às 18:02

Públicado em 

15 mar 2020 às 18:02
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Supermercado cheio: sindicato aponta risco de contaminação Crédito: Divulgação
Por causa do risco de contaminação do coronavírus, o Sindicato dos Comerciários do Estado vai propor amanhã (16) à Federação do Comércio que os supermercados voltem a adotar o descanso semanal dos empregados aos domingos. A mesma reivindicação se estende aos funcionários dos shopping centers.
“Não faz sentido os trabalhadores do comércio serem obrigados a ir na contramão das determinações da OMS (Organização Mundial da Saúde), que orienta o fechamento de negócios em locais públicos que operam em setores não essenciais”, afirma Rodrigo Rocha, presidente do Sindicomerciários-ES.
Em reunião que será realizada amanhã, às 10h, com a direção da Fecomércio-ES, o sindicato dos trabalhadores também irá sugerir às empresas para que arquem com todas as despesas de seus empregados com suspeitas da Covid-19 e que tenham que se submeter ao isolamento, quarentena ou determinação compulsória de exames, conforme, segundo o Sindicomerciários-ES, prevê a Lei 13.979.
A reunião foi solicitada pela direção do Sindicato, que se diz preocupada com a alta exposição dos trabalhadores do comércio em ambientes fechados e de grande circulação de consumidores. “Os supermercados têm assistido nos últimos dias a uma movimentação incomum de consumidores, por conta do alerta de pandemia dado pela OMS”, argumenta Rodrigo Rocha. Segundo ele, a alta concentração de pessoas em um espaço confinado é o ambiente ideal para a proliferação do novo coronavírus.

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
STF não decide sobre Alexandre Moraes e Mendonça e crise se prolonga
Imagem de destaque
Fraude em abastecimentos causa prejuízo de R$ 800 mil em Venda Nova
Imagem BBC Brasil
Moraes e Mendonça deveriam ser impedidos de votar? Juristas respondem perguntas de leitores da BBC sobre sessão histórica do STF

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados