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Publicado em 25 de novembro de 2025 às 12:28
O Ministério dos Transportes bateu o martelo e vai lançar o edital para a construção da EF 118, ferrovia que vai ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, em março de 2026. O leilão foi estimado para um intervalo de 100 dias e deverá ser realizado em junho. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (25), em Brasília, durante a apresentação da carteira de projetos ferroviários para o próximo ano. >
Há duas semanas, reportagem de A Gazeta já havia apontado que acordos feitos pelo governo federal a partir de renovações antecipadas de outros trechos ferroviários poderiam garantir mais de R$ 4 bilhões para viabilizar a construção da EF 118, como parte do Anel Ferroviário Sudeste, ligando Santa Leopoldina, na Região Serrana capixaba, ao Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro.>
Esse trecho, conforme o anúncio dos projetos apresentados pelo ministro Renan Filho nesta terça, é classificado como Fase 1 (obrigatória). O outro traçado, dentro do Rio de Janeiro, é a Fase 2, com investimento adicional. >
"O Anel Ferroviário Sudeste vai ligar a malha da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) até a MRS. Isso criaria uma infraestrutura muito importante porque hoje, no Brasil, um porto premiado é quando nele chega uma ferrovia. O Porto do Açu, por exemplo, tem uma das maiores infraestruturas portuárias do mundo, mas não tem ferrovia. Então, a EF 118 resolveria a situação do Açu, e também de todos os portos do Sul do Espírito Santo e do Norte do Rio de Janeiro, além de criar a possibilidade da malha que chega a Santos se conectar a todos esses portos", destaca Renan Filho. >
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Além do leilão do Anel Ferroviário Sudeste, outros sete deverão ser realizados ao longo de 2026 no país e mais um em março de 2027, com investimento estimado em R$ 140 bilhões e R$ 600 bilhões injetados no sistema ferroviário nacional. Os editais serão lançados todos no próximo ano, com leilão sempre no intervalo de 100 dias, na seguinte ordem:>
Considerando as duas fases de implementação da EF 118, serão mais de 500 quilômetros de ferrovia, conectando o Espírito Santo ao Rio e, de lá, a outros Estados. >
A carteira de projetos apresentada pelo Ministério dos Transportes integra a primeira política nacional de outorgas ferroviárias, que prevê novos trilhos e recuperação de trechos a fim de colocar o país em um novo patamar de investimento, com recuperação do setor, mais competitividade e eficiência logística na economia brasileira. >
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