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Bandidos usam aplicativos de pagamento para roubar usuários

Bandidos usam aplicativos de pagamento para roubar usuários

Em uma dessas ações, eles cadastraram um cartão de crédito físico em um aplicativo para tentar pagar diferentes valores. Veja também como se proteger

Publicado em 7 de novembro de 2020 às 17:40

Usuário segurando um cartão de crédito e um celular com aplicativo financeiro aberto
Usuário segurando um cartão de crédito e um celular com aplicativo financeiro aberto Crédito: Siumara Gonçalves

Criminosos estão usado aplicativos de pagamento para roubar os usuários. Em uma dessas ações, eles cadastraram um cartão de crédito físico em um aplicativo para tentar pagar diferentes valores. Ao todo, os criminosos tentaram usar R$ 1.655,97 do cartão da vítima.

A vítima desse golpe, que preferiu não se identificar, perdeu o cartão físico do NuBank no final da noite da última sexta-feira (6). Na manhã deste sábado (7), ela descobriu que ele foi usado por outra pessoa.

Os criminosos usaram os dados que estão no cartão (nome, data de validade e código de segurança) para cadastrá-lo em uma conta do PicPay. Com isso, tentaram colocar crédito no aplicativo de pagamentos que estava em nome de "Danilo Paula".

R$ 1.655,97

VALOR QUE CRIMINOSOS TENTARAM USAR

Na ação, o usuário relatou que tentaram creditar valores diferentes, um após o outro: R$ 1.005,97, depois R$ 500, em seguida R$ 100 e por último R$ 50. As tentativas ocorreram por volta das 5 horas da manhã deste sábado (7). Como a vítima não tinha limite suficiente para passar o crédito, ela não teve prejuízos.

A vítima conta que, quando acordou e viu as notificações no celular, espantou-se e pensou que o cartão virtual tinha sido clonado ou que algum site em que o usou como forma de pagamento tinha sido invadido e as informações dela vazaram. Foi então que ao olhar a carteira percebeu que o cartão físico não estava ali.

"Bloqueei o cartão físico, exclui o virtual e troquei a senha dos aplicativos. Não sabia o que estava acontecendo então achei melhor me prevenir de todas as formas possíveis", comenta.

Bandidos usam apps de pagamento roubar usuários por Arquivo pessoal

O QUE DIZEM AS EMPRESAS

De acordo com o NuBank, em caso de perda, furto ou roubo do cartão, a primeira ação é realizar o bloqueio temporário do cartão pelo aplicativo. Em seguida, entrar em contato com nossa central de atendimento 24 horas, que irá confirmar dados básicos para o envio de uma segunda via. "O Nubank recomenda ainda que, para maior segurança, o cliente nunca forneça ou mantenha suas senhas anotadas", disse em nota.

A empresa ainda explicou que em situações em que, antes de efetuar o bloqueio do cartão, alguma transação desconhecida seja efetuada e identificada pelo cliente, é possível reportar o problema e iniciar o procedimento de contestação com o apoio do Nubank pelo pelo próprio aplicativo. 

A reportagem também procurou o PicPay para orientar o que a vítimas devem fazer caso algo do tipo ocorra. Porém, até as 17 horas deste sábado (7) não teve retorno. Quando se manifestar, esta reportagem será atualizada.

O QUE FAZER EM CASO DE PERDA OU ROUBO DE CARTÃO

  • Bloqueio

    A primeira coisa a se fazer em caso de perda ou roubo do cartão é bloqueá-lo. Dessa forma, se alguém tentar usá-lo não vai conseguir. O bloqueio pode ser feito, na maioria das vezes, pelo aplicativo do cartão. Em alguns casos, será preciso ligar para a instituição financeira responsável por ele.

  • Apague e troque senhas

    Se o seu cartão também for virtual apague ele e crie um novo. Essa dica vale para qualquer momento, você pode de tempos em tempos apagar o cartão digital e fazer um novo para evitar que seus dados sejam espalhados pela internet caso ocorra alguma falha de segurança nos sites em que você o usou. Outra dica é trocar as senhas das instituições financeiras envolvidas no problemas. 

  • Comunicar e pedir um novo

    Em seguida comunique a empresa que emitiu o cartão que você perdeu ou foi roubado. Dessa forma, eles vão cancelar de vez os dados daquele cartão e pedir um novo para você.

  • Cancelamento

    Caso tenham usado seu cartão ou aplicativo, reporte à operadora e peça o cancelamento ou estorno da compra. 

  • Previna-se

    Existem alguns meios de evitar ter perdas por causa da ação de bandidos. Uma delas é só deixar o que você precisar no limite liberado. Ou seja, se você não tem necessidade de ter R$ 1.000 liberados no seu limite, não o tenha. Dessa forma, caso tentem usá-lo de forma indevida, o prejuízo será menor.

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