Publicado em 20 de abril de 2022 às 18:39
Amigos, família, trabalho e academia. Todos sabem a dificuldade de reunir pessoas de diferentes grupos em um evento presencial. Mas há uma certeza: todos esses contatos, de diferentes áreas e fases da vida, podem entrar em um mesmo grupo de WhatsApp. As facilidades oferecidas pelo aplicativo de mensagens instantâneas, no entanto, esbarram no comportamento individual: ver um recado e não responder é falta de etiqueta?
Para a especialista em desenvolvimento pessoal e consultoria Luciana Almeida, há, em geral, uma opção das pessoas não assumirem compromissos com a comunicação. Segundo ela, a relação entre pessoas exige bom senso.
Luciana Almeida
Especialista em desenvolvimento pessoal e consultoriaEm entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, apresentadora do CBN Vitória, Luciana disse que o envio de mensagens indevidas acaba criando um "descrédito". O aplicativo de mensagens fica lotado de notificações. Algumas delas importantes e necessárias para o cotidiano. Mas isso não quer dizer que todas as mensagens devem ser ignoradas.
A especialista sugere que os usuários, não apenas do WhatsApp, mas de todos os aplicativos que envolvem conversas, façam uma seleção conforme a prioridade e a necessidade de resposta. Ela explica que nem todas as mensagens precisam de um "ok" ou de um retorno.
A ideia de que algumas mensagens não necessitam de uma resposta está diretamente ligada à expectativa de cada usuário, segundo a especialista. Luciana Almeida afirma que não é saudável mandar uma mensagem e ficar fiscalizando se o outro leu ou irá responder.
Luciana Almeida
Especialista em desenvolvimento pessoal e consultoriaMensagens de trabalho, questões pessoais e assuntos importantes, é claro, devem ser respondidas o mais rápido possível. Outra dica de Luciana Almeida é reduzir o número de grupos e não misturar os assuntos. O horário da academia deve ficar no grupo da academia. O horário da missa não deve ser compartilhado no grupo do trabalho.
Responder ou não é uma opção individual de cada usuário do WhatsApp. Outra opção, mas que funciona em todas as conversas de maneira semelhante, é retirar a confirmação de leitura do aplicativo. O especialista em tecnologia e comentarista da Rádio CBN Vitória, Gilberto Sudré, explica que a configuração não permite que quem mandou a mensagem saiba se você leu ou não aquele recado.
Esta é uma alternativa que permite maior tempo de resposta, sem que o outro entenda que vocês está ignorando. Mas retirar a confirmação de leitura deixará também você sem a possibilidade de saber se o outro leu o que enviou.
Mas ainda há o sinal de "on-line" para aqueles usuários que estão com o aplicativo aberto no celular ou no computador. Mesmo que não confirme a leitura, quem manda a mensagem pode saber se você está utilizando o WhatsApp.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta