> >
Venda de carros sobe em maio, mas registra queda em relação a 2019

Venda de carros sobe em maio, mas registra queda em relação a 2019

Dados da Fenabrave informam que o número de automóveis emplacados aumentou de abril para maio de 2020, mas percentual dos cinco primeiros meses do ano registrou queda em relação ao mesmo período em 2019

Publicado em 3 de junho de 2020 às 22:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Venda de carros no país registrou aumento de abril para maio de 2020
Venda de carros no país registrou aumento de abril para maio de 2020. (Pixabay)

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que é a entidade que representa a distrubuição de veículos no Brasil, divulgou nesta terça-feira (2) um balanço da venda de automóveis nos primeiros meses do ano. De acordo com o órgão, o setor de distribuição de veículos teve alta de 11,97% em relação a abril. Os cinco primeiros meses do ano, porém, registraram queda de 35,64%, em relação ao período em 2019.

De acordo com a Fenabrave, foram 100.427 unidades emplacadas em maio contra 89.687 em abril deste ano. Já em comparação com maio de 2019, quando foram licenciadas 358.438 unidades, houve retração de 71,98%. O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, alegou que isso representa apenas o 29º melhor mês de maio na história da entidade em relação à vendas de veículos.

No período de janeiro a maio de 2020, a queda foi de 35,64%, com 1.031.324 unidades emplacadas. Já em 2019, o mesmo período registrou 1.602.524 emplacamentos, o que representa estar na 17ª colocação nos acumulados de janeiro a maio de todos os tempos.

Alarico Assumpção alegou que a reabertura de algumas concessionárias no país, além do retorno à atividade de Detrans de alguns estados permitiu a melhora no mês de maio em relação ao setor de distribuição. "Observamos que a abertura parcial de alguns Detrans, que começaram a operar com agendamentos, as vendas não presenciais dos concessionários, além da liberação de alguns municípios para abertura plena das concessionárias, tanto de vendas como pós-vendas, resultaram nesta melhora, ainda que pequena, mas já como a primeira sinalização positiva, para voltarmos à normalidade".

Alarico ainda afirmou que a queda no percentual de vendas no estado de São Paulo em relação ao setor contribuiu para a recessão nacional, dada a representatividade dos paulistas na distribuição de veículos. "Se o estado e a capital paulista estivessem operando normalmente, os resultados seriam ainda mais expressivos, já que São Paulo representava, antes da crise, mais de 26% das vendas de veículos e passou a representar apenas 0,9%, em abril, e 1,6%, em maio", informou.

ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo registrou pequeno aumento no índice de participação em relação a distribuição de veículos comparado ao total no Brasil entre o meses de abril e maio deste ano. Segundo dados divulgados pela Fenabrave, as vendas de automóveis no Estado em abril representaram 0,84%. Já no mês de maio, o percentual subiu para 1,52%. 

Espírito Santo representou percentual de vendas de 1,52% de automóveis em relação aos outros estados do país
Espírito Santo representou percentual de vendas de 1,52% de automóveis em relação aos outros estados do país. (Reprodução/Fenabrave)

Em Vitória, o percentual de vendas de automóveis no mês de maio representou 12,9% do acumulado de 2020. Foram 448 veículos vendidos no mês e 3474 nos primeiros cinco meses do ano. A Capital possui a menor porcentagem do mês de maio em relação aos acumulado dos meses anteriores da Grande Vitória.

Vila Velha registrou o percentual de vendas de 17,5% no mês de maio em relação ao acumulado do ano até aqui. Foram 493 veículos comercializados no mês de maio e 2818 no ano de 2020 até o momento.

Na Serra, foram 315 veículos vendidos no mês de maio e 1978 no acumulado de janeiro até aqui no ano de 2020. Isso representa um percentual de 15,9% de vendas em maio.

Este vídeo pode te interessar

Já em Cariacica, foram comercializados 269 veículos em maio e 1437 no acumulado de 2020. O percentual de vendas do mês de maio atingiu 18,26%, o que coloca o município no topo do ranking da Grande Vitória em relaçao à porcentagem de vendas de veículos em maio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais