> >
Covid-19: problemas geram atraso nos testes enviados ao Paraná

Covid-19: problemas geram atraso nos testes enviados ao Paraná

Atraso aconteceu devido a problemas logísticos e de malha aérea, segundo a Sesa; Milhares de amostras foram para um instituto no Sul do Brasil a fim de desafogar o Lacen-ES

Publicado em 2 de junho de 2020 às 20:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Teste para coronavírus
Número de testes enviados ao Paraná foi atualizado para 3.100, em vez de 2.600. (Fernando Zhiminaicela/Pixabay)

O prazo para que o resultado de milhares de testes para identificar o contágio pelo novo coronavírus foi adiado pela segunda vez. Conforme retorno dado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), nesta terça-feira (2), a entrega está prevista para acontecer até o final desta semana. Enquanto isso, os 3.100 pacientes seguem aguardando o diagnóstico correto no Espírito Santo.

De acordo com as informações passadas, o atraso aconteceu devido a problemas logísticos e de malha aérea. “O envio das amostras ao Paraná estava previsto para ocorrer no início da semana passada. Entretanto, a empresa que faz o translado só conseguiu realizá-lo na tarde da última quinta-feira, 28 de maio”, explicou a pasta.

Em uma entrevista concedida no último dia 25 de maio, o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, afirmou que cerca de 2.600 amostras seriam enviadas para um instituto paranaense. O objetivo era desafogar o Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) e os resultados seriam disponibilizados até a sexta-feira passada, 29 de maio.

Depois, o governador Renato Casagrande declarou em um pronunciamento que o prazo havia sido prorrogado para o início desta semana. Vale lembrar que entre os testes enviados ao Paraná não constam investigações de óbitos. Todo o material genético é de pessoas suspeitas da Covid-19, que esperam ter o tratamento correto há, pelo menos, oito dias.

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Baixe o guia especial sobre coronavírus

Tamanho de arquivo: 556kb

Questionada por A Gazeta, a Secretaria Estadual de Saúde não informou se o Laboratório Central do Espírito Santo está com outros testes represados. Na nota enviada, limitou-se a afirmar que o Lacen-ES recebe diariamente, em média, de 630 a 750 exames e que a capacidade de análise é de até 1.000 testes por dia. A pasta foi requestionada e a equipe aguarda o retorno.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais