Secretário de Saúde fala sobre o combate ao novo coronavírus no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista coletiva sobre a pandemia nesta segunda-feira (25); veja a transmissão e os principais tópicos abordados

Publicado em 25/05/2020 às 14h47
Atualizado em 25/05/2020 às 16h09

15:24

Termina a entrevista coletiva

Depois de cerca de 30 minutos de entrevista coletiva, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão desta segunda-feira (25).


15:23

ES enfrenta dificuldades para comprar remédios

"No que diz respeito à aquisição de materiais, medicamentos e insumos hospitalares: há dificuldades objetivas no mercado. Estamos ampliando a busca dos medicamentos utilizados nas UTIs e nos hospitais para garantir a oferta desses materiais. Temos encontrado dificuldade. É um risco que nós não governamos, porque não depende da vontade política. Estamos trabalhando para que eles não faltem", afirmou Nésio.


15:22

53% dos leitos de enfermaria estão ocupados

"Agora que chegamos a 53% de ocupação dos leitos de enfermaria dedicados à Covid-19. Em sua grande maioria, os hospitais de campanha ofertam esse tipo de leito. Nós não temos esse gargalo. Então, repito, hospitais de campanha são frágeis e podem ser utilizados. Nas próximas horas,  devemos definir a situação deles na Região Noroeste", esclareceu Nésio Fernandes.


15:20

Região Noroeste pode receber hospital de campanha

"Consideramos a possibilidade de construir um hospital de campanha como uma solução para atender a demanda do Noroeste do Estado, porque, pelo conjunto de municípios, há poucas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e pronto atendimentos. Além de poucos equipamentos que podem avaliar e monitorar pacientes na enfermaria ou em casos graves. A Região possui um conjunto de fragilidades em que também não há nenhum SAMU na região", explicou o secretário.


15:17

"Nossa expansão equivale a sete ou oito hospitais de campanha", garante Nésio

Sobre a possibilidade de hospitais de campanha, o secretário ressaltou a expansão já feita no Estado. "Nós queremos afirmar que a nossa estratégia, até o presente momento, conseguiu garantir a expansão de leitos de UTI e enfermaria em estruturas próprias, com alta capacidade assistencial. Nós tínhamos 60 leitos de UTI disponíveis para a Covid no primeiro mês da pandemia. Em junho, nós chegaremos a 700 leitos de UTI. A expansão é maior que o conjunto de sete ou oito hospitais de campanha", garantiu o secretário. "Nós também saímos de 50 leitos de enfermaria e chegaremos a mais de 600", completou.


15:15

2ª fase do inquérito sorológico: "Receba a nossa equipe", pede subsecretário

"Da mesma forma como aconteceu na primeira etapa, nós repetimos o apelo à toda população, que quem tiver a casa sorteada receba bem a nossa equipe, que é composta por pessoas que trabalham na sua cidade. Permita que ela realize o trabalho e a pesquisa, porque isso vai ajudar muito a conhecer a realidade da pandemia no Espírito Santo", pediu Luiz Carlos Reblin.


15:13

Inquérito sorológico: dias 27, 28 e 29 de maio

Subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin também participa da entrevista coletiva. "Quero lembrar que nos próximos dias 27, 28 e 29, nós vamos retomar a coleta de material nas moradias para o inquérito sorológico, que é uma pesquisa que´, por meio de duas gotas de sangue, nós temos o resultado que indica se aquela pessoa teve, ou não, contato com o vírus. Tudo isso nos ajuda a construir uma fotografia do Espírito Santo para a passagem da doença", lembrou.


15:10

Secretário fala sobre contaminação do governador pela Covid-19

Depois da divulgação de que o governador Renato Casagrande testou positivo para a Covid-19, o secretário falou sobre o assunto e a situação no governo do Estado. "Eu estive com o governador na última sexta-feira (22). Todos aqueles que passarem a apresentar sintomas serão testados. Eu não estou com sintomas e sigo na minha função normalmente. O governador está sendo monitorado diariamente e não se afastará de suas atividades durante esse período. Desejamos pronta recuperação", disse Nésio.


15:06

Lacen-ES tem 2.600 amostras represadas; resultados saem até o final da semana

"Amanhã, aproximadamente 2.600 amostras que estão represadas no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) serão enviadas para o Instituto de Biologia Molecular do Paraná; e até sexta-feira todos os resultados serão liberados. A partir de amanhã, o Lacen-ES passará a liberar novamente os resultados em até 48 horas. Nessa semana, recuperaremos o desempenho de antes da crise dos kits. Assim, poderemos atender toda a demanda. Temos recebido por dia de 500 a 650 amostras. Na semana passada, o Lacen-ES já alcançou a capacidade de realizar 1.000 amostras por dia" explicou Nésio Fernandes.


15:04

Secretário parabeniza profissionais da saúde: "dias difíceis"

"O momento é muito crítico. Toda a operação para garantir atendimento aos pacientes é muito grande. Quero parabenizar a Santa Casa de Misericórdia e todos os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por toda a entrega e desempenho dos últimos dias, que tem sido muito intensos e difíceis. Tem sido muito bom contar com esses serviços", disse Nésio Fernandes.


15:02

"Possibilidade real de chegar à decretação de lockdown", alerta o secretário

"A nova matriz de risco aponta a possibilidade real e concreta de chegar a um risco extremo e uma necessidade de medidas radicais como a decretação de lockdown no Espírito Santo. Acompanhar a situação da pandemia e colaborar para não chegarmos a essa situação extrema é um dever de todos", afirmou Nésio Fernandes.


14:59

"Haverá um limite de expansão de leitos", adianta secretário

"A pandemia tem um comportamento muito violento e uma capacidade de transmissão muito alta no Estado. Haverá um limite da expansão de leitos. Isso não diz respeito só à ocupação, mas à quantidade de pessoas que estejam morrendo. Ainda que o Estado siga avançando na ampliação de leitos, nós precisamos defender e praticar, de maneira radical, o distanciamento social, porque é ele que pode romper a cadeia de transmissão", alertou Nésio Fernandes.


14:56

3 milhões de pessoas dependem do SUS

De acordo com o secretário, 3 milhões de cidadãos do Espírito Santo dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar se tratar da Covid-19 e de outras doenças. "A expansão equilibrou a oferta entre o sistema público e particular. A nossa expansão não prejudica a rede privada, que atualmente tem ocupação de 12% nas UTI, de 10% em pacientes suspeitos e de 20% com pacientes respiratórios - de um total de mais de 700 leitos monitorados pela Sesa", esclareceu Nésio Fernandes.


14:55

100 novos leitos na próxima semana

Com a previsão da chegada de novos ventiladores pulmonares, o secretário afirmou que também haverá acréscimo no número de leitos disponíveis para pacientes da Covid-19. "Na próxima semana, chegam cerca de 100 ventiladores. Isso significa mais de 100 leitos novos", comentou.


14:53

Secretário anuncia mais expansão de leitos no ES

"Expansão será ampliada com inaugurações que serão feitas no Hospital Dório Silva e no antigo Hospital Ferroviário de Vila Velha. Temos um conjunto grande de leitos a serem expandidos na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo. Vamos fazer expansões modulares no hospital de São José do Calçado, para dar assistência a Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim. Estamos avançando na ampliação no Noroeste e Norte também. Essa expansão nos dá uma margem para poder administrar a oferta de leitos, mas que depende de ventilador, medicamento e recurso humano", adiantou.


14:50

ES deve atingir mais de 1.000 leitos nesta segunda-feira (25)

"A Grande Vitória, em especial, possui uma capacidade grande de expansão. Planejamos e desenhamos a compra de muitos ventiladores. O Estado comprou mais de 460 ventiladores para serem utilizados em UTIs. Deles, 60 já chegaram e outros 100 devem chegar na próxima semana", detalhou Nésio Fernandes.


14:48

Mais de 10 mil casos confirmados e 400 mortes

Secretário começou lembrando que o Espírito Santo já ultrapassou a marca de 10 mil casos confirmados e 400 mortes. "A pandemia desorganizou o Estado e qualquer forma de subestimá-la é um erro. A pandemia depende de atitudes e decisões conjuntas. Necessitamos de união entre os Poderes e a sociedade para vencer a pandemia que já ceifou a vida de mais de 400 cidadãos que vivem em solo capixaba", defendeu.


14:47

Início da entrevista coletiva

À frente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes deu início à entrevista coletiva desta segunda-feira (25), na qual vai falar a respeito do combate ao novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.