ASSINE

Com 2,6 mil testes em atraso no Lacen, ES faz parceria no Paraná

Resultados dessas amostras represadas devem sair até sexta-feira (29); a partir daí, Laboratório Central do Estado retoma entregas em 48h, segundo o secretário Nésio Fernandes

Publicado em 25/05/2020 às 16h11
Atualizado em 26/05/2020 às 17h39
Testes recebidos pela Secretaria de Saúde do Estado foram doados pela Petrobras
Amostras de pacientes suspeitos da Covid-19 serão enviadas para laboratório do Paraná. Crédito: Twitter Renato Casagrande | Reprodução

Aproximadamente 2.600 testes para detectar a Covid-19 estão represados no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) e atrasando diagnósticos. Para solucionar o problema, todas as amostras serão enviadas para o Paraná, onde serão analisadas e liberadas até a próxima sexta-feira (29).

A parceria com o Instituto de Biologia Molecular paranaense permitirá que o Espírito Santo volte a liberar os resultados dos exames em até 48 horas a partir do recebimento do material. As informações foram passadas pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista nesta segunda-feira (25).

Nésio Fernandes

Secretário Estadual da Saúde

"Amanhã (terça-feira), cerca de 2.600 amostras do Lacen-ES serão enviadas para o Paraná, e até sexta-feira todos os resultados serão liberados. Assim, o Lacen-ES volta a liberar os resultados em até 48 horas, recuperando o desempenho de antes da crise no recebimento dos kits"

Atualmente, o Laboratório Central do Estado tem recebido entre 500 e 650 amostras por dia. Com a aquisição de um novo aparelho mais moderno, o secretário Nésio Fernandes garantiu que o Lacen-ES possui capacidade para analisar 1.000 testes do novo coronavírus, diariamente. 

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Lacen Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.