> >
Veja notas dos cursos de Medicina do ES em exame nacional do MEC

Veja notas dos cursos de Medicina do ES em exame nacional do MEC

Instituições de ensino capixabas obtiveram conceito entre 3 e 5 no Enamed, que avalia a qualidade das graduações

Publicado em 19 de janeiro de 2026 às 17:24

Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (19), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). As notas são utilizadas para compor o conceito Enade, que avalia a qualidade das graduações.

A nota do Enamed vai de 1 a 5, sendo as notas 1 e 2 consideradas não proficientes pelo MEC. Dos 351 cursos avaliados, 107 ficaram com notas 1 e 2 e vão sofrer sanções. No Espírito Santo, todos ficaram acima de 3. Consulte a seguir o resultado:

O MEC informou que 351 cursos do país participaram do exame, incluindo universidades públicas, privadas com e sem fins lucrativos e especiais.

  • 24 cursos ficaram com conceito 1, o menor índice;
  • 83 cursos obtiveram 2;
  • 80 cursos ficaram com 3;
  • 114 atingiram 4; 
  • 49 tiveram conceito 5;
  • 1 curso ficou "sem conceito" porque menos de 10 alunos foram avaliados.

As instituições que receberam conceito 1 ou 2 no exame estarão sujeitas a penalidades. Os cursos com conceito 2 terão redução de vagas para ingresso, enquanto os com conceito 1 terão suspensão total da entrada de novos estudantes.

Após a publicação dos resultados no Diário Oficial da União, os cursos que ficaram com conceito 1 e 2 terão 30 dias para apresentar a defesa ao Ministério da Educação, antes que as sanções entrem em vigor. Após o prazo, as medidas valerão até a próxima aplicação do Enamed, prevista para outubro de 2026.

O que é o Enamed

Criado em abril de 2025, por meio de portaria do MEC, o Enamed é a adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade), para estudantes concluintes do curso de medicina, com o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil.

O exame é obrigatório e o resultado obtido pelo estudante pode ser usado para ingressar nos programa de residência médica unificado pelo MEC e organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

Ao todo, inscreveram-se 89.024 estudantes e profissionais de medicina. Desses 39.258 eram concluintes dos cursos de graduação ofertados no país, sendo a maior parte dos inscritos, mais de 28 mil dos avaliados são de instituições privadas com e sem fins lucrativos e pouco mais de 9 mil de instituições públicas federal, estadual e municipal.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

medicina Ensino Superior

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais