> >
Turista do ES é confirmado com varíola dos macacos em viagem a Alagoas

Turista do ES é confirmado com varíola dos macacos em viagem a Alagoas

Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde de Alagoas já comunicou o caso às autoridades sanitárias do Espírito Santo, segundo apuração do g1/AL

Publicado em 9 de agosto de 2022 às 11:07

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Um jovem de 22 anos do Espírito Santo foi confirmado com varíola dos macacos (monkeypox) em Alagoas, no Nordeste do Brasil. De acordo com apuração do g1/AL, o turista foi testado durante uma viagem, mas já retornou ao Estado capixaba.

O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) de Alagoas já comunicou o caso às autoridades sanitárias do Espírito Santo, segundo o portal de notícias.

CASOS NO ESPÍRITO SANTO

Até a última quinta-feira (4), o Espírito Santo tinha cinco casos confirmados de monkeypox, confirme divulgação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em boletim.

Varíola dos macacos: doença tem se espalhado pelo mundo
Varíola dos macacos: doença tem se espalhado pelo mundo. (Shutterstock)

De acordo com o boletim, dos 5 casos confirmados no Estado, todos são homens. Os pacientes são moradores de Guarapari (1), Vila Velha (2) e Vitória (2). Todos que tiveram ou ainda estão com a doença têm entre 20 e 49 anos de idade.

Os sintomas mais comuns entre os casos confirmados no Espírito Santo, são, na ordem: 

  • Erupção cutânea
  • Febre súbita
  • Cefaleia (dor de cabeça)
  • Adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço)
  • Astenia (sensação de fraqueza)
  • Suor/calafrios
  • Dor de garganta

A CRONOLOGIA DA VARÍOLA DOS MACACOS NO ES

- 08 de junho: o 1º caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil. O diagnóstico foi feito em São Paulo, em um homem de 41 anos que viajou à Espanha

 - 15 de junho: o 1º caso suspeito da varíola dos macacos começa a ser investigado no Espírito Santo. O paciente era um estrangeiro de 44 anos

 - 14 de julho: o 1º caso de varíola dos macacos no Espírito Santo é confirmado. No mesmo dia, a Secretaria de Estado de Saúde informou que dois casos haviam sido confirmados em moradores da Grande Vitória

 - 23 de julho: a Organização Mundial da Saúde decretou a varíola dos macacos como uma emergência de saúde pública de alcance internacional.

 - 29 de julho: a 1ª morte pela varíola dos macacos no Brasil foi confirmada pelo Ministério da Saúde. O óbito foi registrado em Uberlândia (MG). A vítima era um homem de 41 anos com comorbidades

CONHEÇA OS PRINCIAIS SINTOMAS DA VARÍOLA

De forma geral, o paciente apresenta:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Mal-estar
  • Inflamação dos gânglios linfáticos
  • Lesões no corpo

Mas os casos atuais manifestam algumas particularidades, como lesões mais sutis ou específicas nas regiões genital e anal. Segundo especialistas, o cenário pode dificultar o diagnóstico da monkeypox.

COMO A DOENÇA É TRANSMITIDA?

A disseminação da doença ocorre principalmente pelo contato direto com as lesões na pele. No surto atual, o contato com as lesões durante o sexo é apontada como a principal forma de transmissão.

Além do contato direto, compartilhar objetos e roupas com a pessoa infectada pode causar a transmissão. Também é possível contrair a doença por meio de gotículas, como espirro e tosse.

COMO SE PROTEGER?

Considerando a principal forma de transmissão, a orientação é evitar contato próximo com pessoas que apresentam as lesões comuns da varíola dos macacos. No caso das relações sexuais, as lesões do paciente podem não estar cobertas pela camisinha, o que representa um risco. Por isso, outra forma de impedir a transmissão é evitar as relações sexuais. A recomendação de especialistas é evitar contato com desconhecidos.

Este vídeo pode te interessar

A transmissão também acontece em ambiente domiciliar, com compartilhamento de roupas, por exemplo. Em caso de sintomas, é indicado que a pessoa se isole e pare de compartilhar objetos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais