> >
Trabalhadores da Enfermagem fazem carreata por piso salarial em Vitória

Trabalhadores da Enfermagem fazem carreata por piso salarial em Vitória

Grupo passou por ruas e avenidas da capital capixaba nesta manhã e cobrou por fixação de um salário à classe, além de lembrar dos profissionais que perderam a vida para o coronavírus no ES

Publicado em 30 de junho de 2021 às 11:20

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Carreata dos funcionários da enfermagem na Avenida Leitão da Silva, eles reivindicam o piso salarial de 30 horas
Carreata dos funcionários da enfermagem na Avenida Leitão da Silva. (Fernando Madeira)

Trabalhadores da área da Enfermagem realizaram uma carreata pelas ruas de Vitória na manhã desta quarta-feira (30) e reivindicam melhores condições de trabalho, além de um piso salarial de 30 horas semanais trabalhadas. Os envolvidos agitavam bandeiras e também realizavam um "buzinaço" para chamar a atenção às reivindicações da categoria.

Por volta das 9h30, o grupo, passou pela Avenida Leitão da Silva e depois prosseguiu pela Avenida Rio Branco, já no bairro Santa Lúcia. Os manifestantes ocuparam pelo menos uma das vias e a Guarda de Trânsito Municipal ajudou a controlar o fluxo no momento em que os carros e motos transitavam no trecho em questão.

Carreata dos funcionários da enfermagem na Avenida Leitão da Silva, eles reivindicam o piso salarial de 30 horas
Carreata dos funcionários da enfermagem na Avenida Leitão da Silva. (Fernando Madeira)

Os manifestantes também estenderam faixas em homenagem aos profissionais da saúde que morreram em decorrência da pandemia da Covid-19 no Estado. O grupo também utilizou um trio elétrico durante a manifestação.

NOTA DO COREN SOBRE O PROTESTO

Atualmente, no Espírito Santo, a enfermagem é composta por mais de 45 mil profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que atuam em diversas áreas (como atenção básica, atendimento pré-hospitalar, home care, ambulatorial, e entre outros) nos cuidados às pessoas e em prol da vida. Uma profissão que exige formação especializada, comprometimento e dedicação.

Mas que, mesmo sendo essencial para a saúde coletiva, ainda não recebe o devido reconhecimento. Enfrentando, cotidianamente, falta de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) adequados, repousos inapropriados, jornadas exaustivas e baixos salários.

Por isso, a mobilização da enfermagem hoje é uma forma de gritar a toda sociedade por valorização, por meio da aprovação do Projeto de Lei nº 2564/2020, que visa instituir o piso salarial nacional e jornada de 30 horas semanais para a categoria.

A carreata desta quarta-feira (30), está sendo organizada por entidades sindicais da enfermagem capixaba, e é apenas um das diversas mobilizações que estão ocorrendo em todo o estado, bem como em várias regiões do país. E, nesta luta, o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) apoia as mobilizações em prol do projeto que é de fundamental importância para que a categoria possa, enfim, obter uma jornada justa e salário digno, que seja de acordo com o seu papel social.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais