> >
Território do Bem: moradores pedem paz com faixas em Vitória

Território do Bem: moradores pedem paz com faixas em Vitória

Em novo ato contra a violência, ao menos 30 faixas foram estendidas nas principais ruas e avenidas da região. Periferia da Capital vive momentos de tensão desde o início do mês

Publicado em 26 de outubro de 2023 às 21:47

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Faixa com a palavra PAZ colocada na rua Pedro Lima do Rosário em Gurigica
Faixa com a palavra 'Paz' colocada na Rua Pedro Lima do Rosário, em Gurigica, contrasta com ordem para motoristas. (Vitor Jubini)

panelaço organizado no Território do Bem, em Vitória, no último domingo (22), não foi a primeira ou única manifestação para pedir harmonia na região nos últimos tempos. Além do barulho das panelas, os moradores resolveram se expressar por meio de faixas estendidas nas principais ruas e avenidas da comunidade. Algumas também foram colocadas em igrejas e casas. Com tamanhos e cores diferentes, todas as faixas indicam o mesmo desejo: "Paz".

Faixas foram colocadas, por exemplo, na pracinha do bairro Itararé e na subida da comunidade Floresta. Uma das faixas foi estendida próxima a um muro que dá ordem a motoristas e motociclistas: "Abaixa o farol e tira o capacete", diz a pichação.

Faixa com a palavra PAZ colocada na rua das Palmeiras em Itararé(Vitor Jubini)

De acordo com o Padre Kelder, da Paróquia de Itararé, foram penduradas 15 faixas nas principais ruas e avenidas do Território do Bem. Outras 15 faixas foram colocadas em casas e igrejas. Ainda segundo o padre, moradores também confeccionaram faixas por conta própria e penduraram em outras residências.

A área classificada como Território do Bem compreende os bairros da Penha, Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica e as comunidades do Jaburu e Engenharia. A nomenclatura foi criada entre 2006 e 2007 por lideranças comunitárias.

Comunidade organizou panelaço no domingo (22)

Após semanas marcadas por confrontos armados, tiros e medo, moradores das comunidades do Território do Bem, em Vitória, fizeram um panelaço, na manhã do último domingo (22), contra a violência na região. O ato durou cerca de cinco minutos e contou com faixas nas janelas pedindo paz.

Em conversa com a reportagem da TV Gazeta, o padre Kelder Brandão também avaliou que os últimos conflitos mostram a falência da política pública usada pelo governo do Estado para combater a criminalidade na localidade. O padre ainda reforçou o pedido para que os militares tenham câmeras instaladas nas fardas com o objetivo de monitorar como ocorrer as ações policiais na região.

Secretário pontuou ações e garantiu dar atenção ao território

A reportagem de A Gazeta questionou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) sobre as demandas feitas pela comunidade no último final de semana, e a pasta se manifestou com um vídeo do próprio secretário Alexandre Ramalho. Ele comentou as ações que são desenvolvidas no Território do Bem para mitigar a violência do tráfico de drogas.

O secretário afirmou que foram instalados destacamentos da Polícia Militar em São Benedito e no Bairro da Penha. Ramalho também indicou a necessidade de medidas que afastem os adolescentes do mundo do crime, com o apoio de políticas públicas.

Em nota enviada no domingo (22), a Sesp informou o processo de implementação de câmeras nas fardas policiais no Estado depende de algumas etapas. Neste momento, segundo a pasta, o processo se encontra em fase de elaboração de termo de referência para início da licitação.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais