Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Grande Vitória

Rodoviários de duas empresas do Transcol fazem paralisação de ônibus

Trabalhadores alegam que as empresas Nova Transporte e Santa Zita estão descumprindo a convenção coletiva; linhas afetadas atendem Viana, e algumas que passam por Serra e Cariacica

Publicado em 23 de Janeiro de 2023 às 06:31

Vinicius Zagoto

Publicado em 

23 jan 2023 às 06:31
Sistema Transcol terá ônibus com novas cores
Motoristas de duas empresas do Sistema Transcol fazem paralisação Crédito: Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi)
Trabalhadores rodoviários de duas empresas do Sistema Transcol fizeram uma paralisação na manhã desta segunda-feira (23) em todas as linhas de ônibus de Viana e em algumas que passam por Laranjeiras, na Serra, e Cariacica. A informação foi confirmada pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sindirodoviários), Miguel Leite. 
Segundo ele, a categoria afirma que as empresas Santa Zita e Nova Transportes não estão cumprindo a convenção coletiva: não pagamento e compensação de hora extra, cobrança de avarias com preços abusivos, além de boletim de serviço digital por aplicativo que não gera hora extra. A paralisação começou por volta das 3h da manhã e terminou por volta das 9h30. 
O diretor do Sindorodoviários informou que as empresas aceitaram rever os pontos questionados pelos motoristas e remarcar a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que ocorreria nesta segunda-feira (23). 
Em nota, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) informou que as empresas operadoras do Sistema Transcol estão remanejando veículos para minimizar o impacto nas linhas troncais. "As linhas de Viana e parte de Cariacica são as mais afetadas", confirmou o órgão. 

O que diz o GVBus

"As empresas Nova Transportes e Santa Zita informam que a paralisação do Sindirodoviários já foi encerrada e os seus coletivos saíram da garagem às 9h30. Em breve a operação estará normalizada.
As operadoras repudiam totalmente a ação, pois não foram previamente comunicadas pelo sindicato sobre a paralisação realizada na manhã desta segunda-feira (23) e que, portanto, o movimento é ilegal.
As empresas ressaltam ainda que cumprem todos os deveres trabalhistas definidos em lei, e por meio de convenção coletiva de trabalho, incluindo registro e pagamento de horas extras e vale alimentação dos funcionários, e que o registro eletrônico de ponto por meio digital está previsto em portarias expedidas pelo Ministério do Trabalho.
Sobre a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa), as operadoras informam que a realização do processo eletivo ocorreu dentro do que determina a legislação. No dia 20/12/22, foi protocolado junto ao Sindirodoviários um comunicado informando sobre a realização da eleição, que ocorreria na data de hoje.
Reforçamos que esse é um movimento sem adesão dos funcionários do Grupo Santa Zita, que estavam prontos para iniciar o turno e foram impedidos de sair das garagens pelo sindicato."

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Suspeitos de furto uma propriedade rural em Pinheiros são presos
Ministro André Mendonça preside sessão da 2ª turma do STF.
André Mendonça vota a favor da lei antigênero em escolas do ES
Imagem de destaque
9 receitas deliciosas para o Dia das Mães

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados