> >
Qual é a idade mínima para criança andar de moto?

Qual é a idade mínima para criança andar de moto?

Além da idade, o tamanho da criança importa no momento em que ela é transportada em uma moto. Conheça as regras do Código de Trânsito Brasileiro

Publicado em 15 de março de 2022 às 20:49

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Criança não pode andar de moto antes dos dez anos, segundo regras
Criança não pode andar de moto antes dos dez anos, segundo regras. (Pixabay)

Seja no transporte para escola, futebol ou casa dos amigos, é comum que crianças usem a garupa da moto, guiada por um responsável, para irem e virem dos locais. Mas, quais as regras para os pequenos utilizarem o veículo? Você sabia que idade e tamanho influenciam e podem impedir que a criança seja transportada em uma moto? Conheça as regras.

Segundo normas do Código de Trânsito Brasileiro, é necessário que a criança:

  1. Tenha no mínimo dez anos de idade, independente de ser menino ou menina
  2. Consiga encostar na pedaleira, o apoio para os pés
  3. Tenha condição de garantir segurança

Em entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, da CBN Vitória, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Espírito Santo Izaque Rohr explicou que não basta a criança ter dez anos se ela não conseguir encostar os pés no apoio. Isso pode interferir na segurança.

Direção Segura - Qual é a idade mínima para uma criança andar de moto? Polícia Rodoviária explica

Por outro lado, segundo o inspetor, não significa que uma criança de oito anos que consiga encostar na pedaleira possa ser transportada na moto. A idade também é exigida. 

Outra regra, a terceira, trata de crianças deficientes, com problemas neurológicos ou doenças crônicas. Segundo o inspetor da PRF, não adianta ter dez anos ou mais, conseguir encostar na pedaleira, mas não garantir equilíbrio na moto. Pode ser perigoso, uma vez que a moto não tem um encosto para as costas.

Uma mudança relacionada ao transporte de crianças em motocicletas ocorreu em abril de 2021 – a Lei 14.071/20 foi a responsável por alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A antes, a idade mínima era de sete anos.

EM CASO DE DESCUMPRIMENTO, QUAL A PUNIÇÃO?

Conforme o CTB, conduzir moto com menor de dez anos ou que não tenha condições de cuidar da própria segurança é infração gravíssima. A penalidade é uma multa e suspensão do direito de dirigir. Há ainda como medida o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a regularização.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais