> >
Protocolo para eventos com até 100 pessoas no ES proíbe pista de dança

Protocolo para eventos com até 100 pessoas no ES proíbe pista de dança

Além da pista de dança, a flexibilização de eventos sociais conta com outras medidas, que deverão começar a valer a partir da próxima segunda-feira (21)

Publicado em 18 de setembro de 2020 às 22:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Local estava descumprimento as normas de segurança estabelecidas pelo governo estadual
Equipe de fiscalização notifica bares na Praia do Canto. (Ariel Leão)

Quem adora se acabar na pista de dança nas festas da família – e em outros eventos – terá que esperar mais um pouco para voltar à ativa. Mesmo com os eventos sociais para até 100 pessoas sendo liberados no Espírito Santo, ainda não será permitido ter esse tipo de espaço. 

A regra integra mais uma medida de convivência com a pandemia do novo coronavírus e faz parte de um protocolo do governo do Estado com previsão de começar a valer a partir da próxima segunda-feira (21). O documento, que vai reunir normas para a realização de eventos sociais – casamentos, aniversários e outras confraternizações realizados em cerimoniais, clubes  condomínios –, será divulgado sábado (19), no Diário Oficial do Estado.

 Além da ausência da pista de dança, as festas devem atender a dois pontos quanto ao número e espaço destinado aos convidados, como explica Lenise Loureiro, secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

"No que trata os eventos sociais, o número de convidados deve ser de no máximo de 100 pessoas e para cada indivíduo terá que ter pelo menos 10 m². Ou seja, se o espaço da festa tem menos de 1000 m², não poderá haver 100 convidados. E se o espaço tiver 4000 m², não poderá haver mais de 100 convidados", detalhou a titular da pasta. 

No caso de eventos com público adulto em que crianças não estejam vetadas de ir, a secretária explica o que prevê o protocolo. "Não devem (crianças) ser o público predominante entre os convidados, pois elas não têm os cuidados que os adultos têm. Não queremos excluir ninguém do contato familiar, mas é recomendado que não estejam nesses eventos. Já as pessoas com mais de 60 anos também não se recomenda, pois, integram o grupo de risco.  O vírus está entre nós e precisamos continuar tomando cuidados", pontuou Lenise Loureiro. 

Aspas de citação

A pista de dança é justamente o mais preocupante, pois as pessoas quando dançam ficam mais ofegantes e estão no corpo a corpo, o que não é recomendado, por hora. Esses momentos podem ter apresentação cultural, mas não uma área para o fim de dança

Lenise Loureiro
Secretária de Seger
Aspas de citação

Lenise Loureiro explicou que essas regras estão sendo pensadas no planejamento da retomada gradual das atividades econômicas e de convivência e que estes são os primeiros passos para a volta dos eventos sociais. "As pessoas nesses eventos estão se encontrando de forma relaxada e descontraída, ou seja, um público menos atento aos procedimentos necessários na pandemia",  completou.  

VEJA AS REGRAS:

  • Máximo de 100 convidados para eventos de público adulto;
  • Uso de máscaras, sendo retiradas apenas no momento de alimentação ou de ingerir bebida;
  • Proibido liberar pista de dança;
  • Não é recomendada a participação de pessoas com mais de 60 anos, crianças até 5 anos e pessoas com comorbidades;
  • Mesas devem se manter posicionadas com, no mínimo, 2 metros de distância umas das outras durante o evento;
  • Disponibilizar  álcool em gel em cada um das mesas e em dispenseres nas paredes;
  • Garçons devem usar protetor facial;
  • Vetado self service;
  • A temperatura de todos os presentes devem ser aferida na entrada.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais