> >
Procurador da Ufes condenado pela Justiça Federal a perda do cargo

Procurador da Ufes condenado pela Justiça Federal a perda do cargo

A condenação partiu do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro; ele já havia sido condenado, em primeira instância, por improbidade

Publicado em 29 de outubro de 2020 às 21:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Reitoria da Ufes, em Goiabeiras
Reitoria da Ufes, em Goiabeiras. (José Renato Campos)

Decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro, condenou o procurador-geral da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Francisco Vieira Lima Neto, a perda do cargo efetivo. Ele já havia sido condenado por improbidade administrativa, na Justiça Federal no Espírito Santo.

A Sexta Turma Especializada do TRF2 aceitou, em parte, a apelação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), no processo em que Neto também apresentou seus recursos. A Administração Central da Ufes informa que ainda não foi notificada sobre a decisão e que o processo ainda pode ser alvo de recursos.

Francisco Neto foi acusado de praticar advocacia privada enquanto ocupava o cargo de procurador federal, e de receber de forma indevida bolsa-estudo para doutorado descumprindo o requisito de dedicação integral. Ações que, segundo o MPF, ferem os princípios da administração pública, em especial os da honestidade, legalidade, impessoalidade e lealdade, caracterizando a improbidade administrativa.

A condenação, ocorrida em primeira instância em março do ano passado, estabelece que ele terá que devolver aos cofres públicos o montante atualizado de R$ 634.964,40. Foi condenado ainda a pagar multa equivalente a dez vezes a sua remuneração líquida à época dos fatos, em 2006. Valores que serão calculados quando a sentença for executada. Decidiu ainda pela perda do cargo em comissão ou função de confiança que esteja exercendo. E no caso da sentença ser confirmada, sem mais recursos, deverá ter seus bens indisponibilizados para garantir a quitação das condenações.

Em sua apelação (recurso contra a sentença), o MPF pediu que fosse determinada a perda do cargo efetivo de procurador federal e, além disso, que a multa civil aplicada ao réu fosse de, pelo menos, R$ 634.964,40. O argumento é de que não existe justificativa para restringir a pena apenas à perda do cargo comissionado, isto porque os atos ilícitos foram praticados no exercício do cargo efetivo de procurador federal. “A perda da função pública visa afastar da atividade pública o agente que exibiu inidoneidade, inabilitação moral e/ou desvio ético para o exercício de suas funções, não se mostrando possível a limitação dessa pena à exoneração de eventual cargo de comissão ou função comissionada”, diz a apelação.

UFES NÃO FOI NOTIFICADA SOBRE DECISÃO

Sobre a decisão do TRF2, a Administração Central da Ufes diz que não está ciente de seu conteúdo e que ainda não foi notificada para adotar providências. Acrescenta, por nota, que, “segundo a legislação brasileira, a perda de uma função pública só ocorre com o trânsito em julgado da decisão, isto é, quando ela se torna definitiva."

A Universidade pontua ainda que, como instituição, “preza pela democracia, valoriza o princípio da presunção da inocência, um dos mais fundamentais direitos humanos”. Diz também em sua nota que “até a presente data”, o procurador Francisco Vieira Lima Neto usufrui da confiança da Administração. “tanto pelo seu profissionalismo, competência e dedicação à Ufes quanto pelas suas realizações na área do ensino e da pesquisa jurídica, tendo criado e implantado o mestrado em Direito na instituição em 2006, programa que beneficiou centenas de estudantes."

Este vídeo pode te interessar

Por fim, a Administração Central destaca que a maioria das ações judiciais desta natureza só é decidida de forma definitiva no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF), após recursos. “Importante esclarecer também que, no caso em comento, tanto a Advocacia Geral da União (AGU), quanto a Ufes e o Tribunal de Contas da União (TCU) apuraram os mesmos atos de que trata a ação, e não vislumbraram a prática de improbidade administrativa, não tendo o procurador Francisco recebido nenhuma punição por parte desses órgãos”, conclui a instituição. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais