> >
Prefeituras no ES vão deixar de usar cloroquina para tratar a Covid-19?

Prefeituras no ES vão deixar de usar cloroquina para tratar a Covid-19?

O questionamento foi feito após a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) aconselhar a retirada imediata da hidroxicloroquina de todas as fases do tratamento da Covid-19

Publicado em 20 de julho de 2020 às 18:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cloroquina virou motivo de disputa política
Municípios se posicionam sobre cloroquina diante de recomendação de retirada do medicamento por parte da Sociedade Brasileira de Infectologia. (Divulgação)

Diante da recomendação por parte da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), na última sexta-feira (17), no sentido de aconselhar a retirada imediata da hidroxicloroquina de todas as fases do tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus a reportagem de A Gazeta buscou o posicionamento dos municípios da Grande Vitória sobre o assunto.

Em entrevista coletiva concedida nesta tarde (20), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que cada gestor municipal deve avaliar a estratégia de combate à Covid-19 a ser implementada, de forma individual, incluindo a decisão sobre o uso da medicação.

"Além do Estado do Espírito Santo, a Sociedade Brasileira de Infectologia aponta, de forma mais explícita, que de fato não existem evidências científicas suficientes para recomendar o uso de cloroquina para pacientes leves, moderados ou graves. Então eu compartilhei com os secretários municipais de saúde a recomendação da SBI no mesmo dia em que foi publicada e agora compete a cada gestor municipal, com sua autoridade sanitária, levar em consideração todas as opiniões publicadas, de maneira que consigam definir, em cada município, qual é a estratégia mais acertada para o enfrentamento a esta doença", disse Nésio Fernandes.

VITÓRIA

A Prefeitura de Vitória (PMV) informou, por meio de nota, que seguirá orientações oficiais, no sentido de deixar a cargo dos médicos a decisão pelo uso ou não da cloroquina. Confira na íntegra:

"A Prefeitura de Vitória informa que seguirá as orientações do Ministério da Saúde (MS), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM), bem como da Associação Médica Brasileira (AMB), que emitiu nota ontem (19/7/2020). Todos recomendam autonomia para os médicos que desejam receitar medicações no tratamento precoce do coronavírus. Lembrando que o tratamento precoce consiste na associação de várias medicações, e não um só medicamento, com resultados positivos apresentados em vários locais do Brasil e do mundo. Nesse momento de emergência sanitária, em que não é possível o consenso científico, a Prefeitura de Vitória reafirma sua posição de delegar ao médico a autonomia para receitar de acordo com sua convicção, treinamento e responsabilidade médica, cabendo à Prefeitura fornecer as medicações receitadas pelos médicos, conforme protocolos estabelecidos".

VILA VELHA

A Prefeitura de Vila Velha (PMVV) reforçou nota técnica publicada no Diário Oficial do Município no dia 14 de julho, que diz que os médicos devem ter autonomia e liberdade profissional, devendo ter as prescrições atendidas nas farmácias. Apesar disso, o município afirma ter conhecimento sobre estudos que demonstram que a hidroxicloroquina não apresenta benefícios a pacientes com a Covid-19.

Publicação sobre hidroxicloroquina no Diário Oficial do município de Vila Velha
Publicação sobre hidroxicloroquina no Diário Oficial do município de Vila Velha. (Divulgação | PMVV)

SERRA

Por meio de nota, a Prefeitura da Serra (PMS) informou que "a prescrição médica é um ato de responsabilidade exclusiva do médico. A prefeitura da Serra não recomenda o uso da hidroxicloroquina, por falta de estudos científicos que comprovem a sua eficácia".

VIANA

A Prefeitura de Viana se posicionou no sentido de que não adotou o uso da hidroxicloroquina no protocolo de tratamento da Covid-19.

CARIACICA

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cariacica informou, por meio de nota, que o protocolo de utilização da cloroquina ainda está em avaliação pela equipe técnica do município.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais