> >
Ufes não tem perspectiva de retorno de aulas presenciais este ano

Ufes não tem perspectiva de retorno de aulas presenciais este ano

Em meio ao trabalho para retorno de aulas de forma remota, a pró-reitora de graduação da Ufes, Cláudia Gontijo, disse, em entrevista nesta segunda-feira (20) ao Bom Dia ES, da TV Gazeta, não ter perspectiva ou data para retorno presencial

Publicado em 20 de julho de 2020 às 10:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Biblioteca Central da Ufes
Biblioteca Central da Ufes. ( Fernando Madeira)
Ufes não tem perspectiva de retorno de aulas presenciais este ano

Em preparação para a retomada das aulas de forma remota, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) não tem perspectiva do retorno presencial da comunidade acadêmica este ano em consequência da pandemia do novo coronavírus. A declaração foi dada pela pró-reitora de graduação da Ufes, Cláudia Gontijo, em entrevista nesta segunda-feira (20) ao Bom Dia ES, da TV Gazeta.

Segundo Cláudia, a Ufes está seguindo as orientações dos órgãos de saúde pública e, de acordo com a perspectiva da instituição, não existe previsão de um retorno presencial em 2020.

Aspas de citação

Não existe, pelo menos na nossa perspectiva e estamos orientados pelos órgãos de saúde pública, para este ano uma perspectiva de retorno presencial. A nossa proposta, de fato, é que nesse ano voltemos às atividades mas de forma online. Assim que tiver orientação dos órgãos, nós pretendemos retornar. Só que esse retorno é gradual, mesmo quando pensarmos em retorno gradual, não podemos pensar em aglomeração na universidade. Mas, não temos nenhuma data. Até porque olhando a mídia a gente tem um aumento diário de óbitos, contaminados e tudo mais

Cláudia Gontijo
Pró-reitora de graduação da Ufes
Aspas de citação
A pró-reitora de graduação da Ufes, Cláudia Gontijo, em entrevista à TV Gazeta
A pró-reitora de graduação da Ufes, Cláudia Gontijo, em entrevista à TV Gazeta. (Reprodução / TV Gazeta)

“TRABALHANDO PARA RETORNO REMOTO”

Ainda segundo Cláudia, a universidade está trabalhando em várias frentes para a retomada das aulas de forma remota, elaborando um edital de auxílio para fornecer os equipamentos necessários para alunos terem condições de acesso ao conteúdo a ser aplicado. Além disso, segundo a pró-reitora, o Ministério da Educação (MEC) lançou um edital para que estudantes que não têm acesso à internet recebam um pacote de dados para acesso aos conteúdos on-line.

“A universidade está trabalhando, com várias equipes e todos os setores envolvidos, na busca de construção de um edital de auxílio a equipamentos, reparos de equipamentos que estão sendo feitos por estudantes e professores, para garantir o acesso a equipamentos aos estudantes que não têm. O MEC já lançou um edital que garante aos estudantes assistidos também, aqueles que não têm acesso à internet, um pacote de dados para que tenham acesso”, destacou.

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) avalia retomar as aulas, de forma remota, a partir de 1º de setembro, com conclusão do primeiro semestre de 2020 no dia 19 de dezembro. A proposta de “semestre letivo especial” foi aprovada em reunião das câmaras de Graduação e de Pós-Graduação na última quinta-feira (16).

Foi definido ainda que caberá às coordenações de curso e aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) a definição das disciplinas a serem oferecidas. E ainda que a proposta passará pela avaliação das câmaras locais dos 11 centros de ensino para manifestação. Uma próxima reunião da Câmara Central de Graduação está agendada para o dia 27 de julho.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais