> >
Órgãos de jovem vítima de acidente em Muniz Freire salvam cinco pessoas

Órgãos de jovem vítima de acidente em Muniz Freire salvam cinco pessoas

Cirurgia de captação dos órgãos aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, nessa quinta-feira (22)

Publicado em 23 de abril de 2021 às 19:29

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Dois rins, um fígado e as córneas foram doados
Dois rins, um fígado e as córneas foram doados. (Divulgação/ Santa Casa)

Um jovem de 22 anos morreu vítima de um acidente de trânsito em Muniz Freire, na Região do Caparaó. A família, mesmo tomada pela tristeza de perder um parente querido, decidiu doar os órgãos do rapaz. A cirurgia de captação dos órgãos aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, nessa quinta-feira (22). Dois rins, um fígado e as córneas deram esperança de uma vida melhor para outras cinco pessoas.

Segundo assessoria do hospital, o rapaz deu entrada na Santa Casa no último sábado (17). Ele foi atendido no Pronto-Socorro e, em seguida, levado para o CTI. Apesar dos cuidados necessários, ele não resistiu aos ferimentos.

Por não haver nenhum doador compatível no Espírito Santo, os rins e o fígado foram levados para São Paulo e Distrito Federal, respectivamente. Somente as córneas ficaram no Estado.

O irmão, que preferiu não se identificar, disse que essa sempre foi uma vontade do paciente. “Em vida, meu irmão foi o ser mais sensacional que eu conheci e continuou sendo incrível mesmo após a partida. Desejo a quem receber os órgãos tenha uma vida longa, que a família tenha muitos motivos para sorrir, e que Deus abençoe vocês todos aí, que esse ato seja ainda mais replicado”, disse.

O familiar também agradeceu o apoio dos profissionais : “Eu só queria deixar toda minha gratidão aos profissionais que me atenderam, ao pessoal da recepção, aos enfermeiros, aos médicos, a todos, vi que a humanidade presente neles é algo extraordinário”.

A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante da Santa Casa (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, reforçou a importância sobre a doação e que somente a família pode fazer essa autorização. “A doação de órgãos é um gesto de amor ao próximo sem ao menos saber quem é. Por isso é muito importante avisar a família que você é um doador”, reforçou.

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro é referência em trabalhos educativos para captação de órgãos no Espírito Santo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais