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Publicado em 27 de novembro de 2025 às 14:23
As obras para construção do Corredor Metropolitano Sul, o Expresso GV, começam nesta quinta-feira (27) em Vila Velha. O projeto viário, elaborado para servir como um espaço exclusivo para ônibus do Sistema Transcol na Avenida Carlos Lindenberg entre Cariacica e o município canela-verde, teve ordem de serviço assinada nesta manhã e deve ficar pronto em dois anos. >
A expectativa é de que o corredor reduza em 50% o tempo de deslocamento para os passageiros que utilizam os terminais de Jardim América (Cariacica), do Ibes e de São Torquato (Vila Velha).>
Com o início das obras, motoristas e pedestres devem ficar atentos a mudanças no trânsito da Lindenberg nos próximos meses. Já na tarde desta quinta-feira, o trecho entre a Rua Felicidade Siqueira e a ponte sobre o Rio Aribiri, antes do Viaduto da Rodovia Darly Santos, terá redução de faixas nos dois sentidos.>
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A mudança, segundo a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), é necessária para trabalhos nas calçadas da Avenida Lindenberg. De acordo com o projeto, toda a extensão da via — cerca de 7 quilômetros — será requalificada. Tratado como o maior aporte em mobilidade da região metropolitana capixaba, o trabalho conta com investimento de R$ 298,5 milhões.>
Com as obras, está prevista a construção de ciclovias no vão central da Lindenberg, dois viadutos e pelo menos doze plataformas de ônibus em seis estações — cada uma capaz de receber três veículos convencionais simultaneamente para embarque e desembarque de passageiros do Transcol entre o Terminal do Ibes, em Vila Velha, e o Terminal de Jardim América, em Cariacica.>
“O trabalho começa com a requalificação das calçadas da avenida, retirando as ciclovias delas e liberando espaço para o trânsito de pedestres e para acessos aos comércios. Já na faixa de rolamento, o asfalto será reforçado e a faixa exclusiva para ônibus, no vão central, será de concreto para suportar o alto fluxo de veículos”, diz Fábio Damasceno, secretário responsável pela Semobi. >
Ainda segundo o gestor, o conjunto de obras contempla a requalificação do entorno dos terminais do Transcol acessados pela Lindenberg.>
“No caso dos pontos de ônibus ao longo da avenida, vamos remanejar as paradas para passageiros por meio de uma parceria da Ceturb com a Prefeitura de Vila Velha para organizar isso”, explica Damasceno.>
Quando a obra ficar pronta, a ciclovia da Lindenberg vai seguir por toda a extensão do corredor de ônibus, passando ainda por dois viadutos que serão construídos para se conectar a Segunda Ponte.>
No trecho, as estações de ônibus serão monitoradas por uma central de videomonitoramento e terão um sistema de informações aos usuários, garantindo “mais segurança e eficiência na operação do transporte coletivo”, como divulga a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).>
Em relação aos veículos, o desenho feito para as obras não demanda a troca de veículos para que seja utilizado o lado esquerdo para embarque e desembarque, já que as plataformas serão localizadas em pontos onde as portas do lado direito sejam utilizadas em ambos os sentidos, diferentemente de corredores viários como os de coletivos em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, por exemplo.>
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