> >
Navio-plataforma da Petrobras tem operação paralisada após vazamento no ES

Navio-plataforma da Petrobras tem operação paralisada após vazamento no ES

De acordo com um relatório da estatal, a embarcação encontra-se paralisada desde o dia 22 de janeiro, após ser observada uma presença de óleo próximo ao navio

Publicado em 9 de fevereiro de 2022 às 20:49- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
FPSO Cidade de Anchieta no Litoral Sul do Espírito Santo, em Jubarte
FPSO Cidade de Anchieta opera no Litoral Sul do Espírito Santo. (Stéferson Faria / Agência Petrobras/Divulgação)

O navio-plataforma Cidade de Anchieta, fundeado no campo de Jubarte, no litoral Sul do Espírito Santo, registrou um vazamento de óleo no dia 22 de janeiro. O FPSO (sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo) fica localizado a cerca de 80 quilômetros da costa e é um dos principais em operação no Estado.

O problema foi confirmado nesta quarta-feira (9) pelo Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), que disse que, de fato, o vazamento aconteceu.

A embarcação é operada pela SBM Offshore e afretada para a Petrobras. Segundo a empresa, o FPSO está paralisado desde o dia 22 após ser constatada a presença de óleo próximo ao navio. A informação está no Relatório de Produção e Vendas da empresa.

Petróleo
Foi constatada a presença de óleo de petróleo próximo à embarcação. (Divulgação)

Ainda de acordo com o relatório da Petrobras, medidas foram tomadas diante do problema. “Foram imediatamente tomadas as providências antipoluição adequadas, que se mostraram efetivas. A situação está estabilizada e o FPSO voltará a operar quando um plano de ação for aprovado junto às autoridades”, comunicou a empresa.

Esse navio, segundo a empresa, opera exclusivamente em poços do pré-sal. Ele produz petróleo e gás a partir da extração dos campos de Baleia Azul, Jubarte e Pirambu, na região conhecida como Parque das Baleias.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou uma resolução considerando que há incertezas em relação à segurança operacional da unidade. Diante disso, abriu um procedimento para investigar as causas do acidente. 

Na resolução, a ANP também revogou a aprovação da Documentação de Segurança Operacional (DSO) relativa à instalação marítima.

A SBM Offshore informou, em nota, que, após identificar o vazamento, “medidas antipoluição adequadas foram tomadas imediatamente, tendo sido efetivas". Ainda segundo a operadora, a situação se encontra sob controle, com dois reparos temporários realizados no casco. "O FPSO vai reiniciar as operações assim que o plano de ação acordado seja aprovado pelas autoridades brasileiras”, informou a SBM.

Já a ANP disse em nota que as penalidades somente serão aplicadas após a realização de um processo de apuração de eventual descumprimento das normas, no qual a empresa exerce o contraditório e a ampla defesa.

"Essa apuração se inicia após a declaração de encerramento da emergência. Ressalta-se que, para o caso de acidentes envolvendo elementos navais, cabe à Marinha avaliar a oportunidade de abertura de IAFN (Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação), para determinar as circunstâncias e as causas do acidente e, no caso de vazamento, a quantificação do dano ambiental e a aplicação de penalidade decorrente cabe ao Ibama."

A Marinha e o Ibama foram acionados desde a noite de quarta-feira (9), mas, até a publicação deste texto, não haviam se manifestado.

A Gazeta procurou ainda a Marinha e o Ibama para entender os detalhes do acidente ambiental, assim que houver mais informações, o texto será atualizado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais