> >
Petrobras vende campo de petróleo no Litoral Sul do ES

Petrobras vende campo de petróleo no Litoral Sul do ES

Estatal anuncia negociação de 100% de sua participação no Campo de Catuá, que está a 128 quilômetros da costa e tem característica de produção de óleo leve

Publicado em 22 de outubro de 2021 às 10:48

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mapa com localização do Campo de Catuá, no litoral Sul do Espírito Santo
O Campo de Catuá, no litoral Sul do Espírito Santo, está a  128 km da costa. (Reprodução/Petrobras)

Petrobras vai vender 100% de sua participação no Campo de Catuá, no litoral Sul do Espírito Santo.  A área pertence ao Bloco Exploratório BC-60, localizado na Bacia de Campos, fica em águas profundas, a 128 quilômetros da costa, e tem característica de produção de óleo leve. 

A estatal informou, nesta sexta-feira (22), o início da etapa de divulgação da oportunidade (teaser), em que constam as principais informações sobre o campo, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes. Os dados estão disponíveis no site de Relações com Investidores da Petrobras.

O contrato de concessão exploratória do Bloco BC-60, adquirido na Rodada Zero da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tem a Petrobras como operadora, com 100% de participação, e engloba outros campos além do Campo de Catuá, que não farão parte do presente processo de cessão de direitos.

A área da concessão está situada em  lâmina d’água que varia entre 1.700 e 1.950 metros, foi descoberto pela Petrobras em 2003 e, após três anos, foi declarada sua comercialidade. Tem  29 quilômetros quadrados de área, nos quais existem quatro poços perfurados e  onde foram encontrados óleos leves em reservatórios carbonáticos. 

Na avaliação da Petrobras, tem um cenário comercial favorável, uma vez que é uma área com descoberta, que possibilita rápida entrada em produção, tem volumes expressivos de hidrocarbonetos (óleo leve) e infraestrutura de outras operadoras no entorno para o escoamento. 

A venda do Campo de Catuá, conforme informações da Petrobras, "está alinhada à estratégia de otimização de portfólio, redução do endividamento e à melhoria de alocação do capital da companhia." A estratégia da companhia é passar a concentrar cada vez mais os seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra-profundas, onde, ainda segundo a estatal, tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.

As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas posteriormente ao mercado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais