ASSINE

Mortes por Covid-19 diminuem 14% na primeira quinzena de agosto no ES

Nos primeiros 15 dias do mês, 185 pessoas morreram devido à doença, 31 óbitos a menos que os registrados no mesmo período de julho. Ritmo de queda diminuiu no Estado

Publicado em 16/08/2021 às 19h28
Vacina Covid-19
Vacinação é o principal meio que possibilitou as melhoras no número de mortes e casos de Covid-19 no ES. Crédito: Carlos Alberto Silva

O número de mortes causadas pela Covid-19 diminuiu pela quarta vez seguida no Espírito Santo — mas o ritmo de queda foi significativamente menor. Na primeira quinzena de agosto, foram registrados 185 óbitos devido à doença. Na comparação com o mesmo período de julho, que registrou 216 mortes, a redução foi de 14,3%.

Nas quinzenas dos meses de maiojunho e julho essa redução esteve sempre acima dos 30%. Ou seja, embora a quantidade de vidas perdidas continue diminuindo, isso passou a acontecer de forma mais lenta nas últimas semanas. Ainda assim, o cenário é o melhor desde novembro de 2020.

Vale lembrar que os dados utilizados por A Gazeta nesta reportagem têm como base as atualizações diárias do Painel Covid-19, feitas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Isso significa que as 185 mortes foram divulgadas entre os dias 1º e 15 deste mês, mas, não necessariamente, aconteceram nesse período.

Em coletiva realizada nesta segunda-feira (16), o secretário Nésio Fernandes ressaltou que apenas 3,32% dos óbitos por Covid-19 registrados no Espírito Santo foram em pessoas que já estavam com o esquema vacinal completo, seja com duas doses ou com o imunizante da Janssen, de dose única.

Ainda segundo o secretário, o Estado segue em um momento de recuperação consolidada da terceira onda, esta que ocorreu entre o final de fevereiro e o fim de abril. As melhoras dos indicadores da pandemia aconteceram, principalmente, em decorrência da imunização contra o novo coronavírus.

Com mais de 60% da população parcialmente imunizada, os casos confirmados também apresentaram a quarta queda consecutiva. Nesta primeira quinzena de agosto, foram divulgadas 8.452 infecções — o que representa uma diminuição de 35,9% no comparativo com o mesmo período do mês de julho.

Preocupado com a transmissibilidade da variante delta e visando acelerar o combate à pandemia, o governador Renato Casagrande anunciou nesta segunda-feira que haverá um "Dia D" de vacinação no próximo sábado (21), para agilizar a aplicação de doses de imunizantes contra a Covid-19 no Estado.

Ainda para esta semana também está confirmado o início da imunização de pessoas com 18 anos ou mais em todos os municípios, segundo o governo do Estado. Atualmente, mais de 1 milhão de capixabas já estão com a imunização completa, seja com duas doses tomadas ou com o imunizante de dose única.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Governo do ES SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo Pandemia Vacinas contra a Covid-19

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.