Secretário de Saúde atualiza situação da pandemia da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (16); veja a transmissão e os principais pontos abordados

Publicado em 16/08/2021 às 16h10
Atualizado em 16/08/2021 às 17h00

16:55

Término da transmissão

Após cerca de 40 minutos de coletiva, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão desta segunda-feira (16).


16:54

Nésio prevê mudança na gestão da pandemia no ES

"Na próxima segunda-feira (23) iremos apresentar uma atualização do cenário considerando a circulação da variante delta e apontando possíveis mudanças na gestão de risco da pandemia no Estado. Entendemos que existem alguns elementos novos, mas há um comportamento consolidado de queda de casos, internações e óbitos", adianta o secretário.


16:53

Qual expectativa de vacinação para o "Dia D"?

"Nós temos uma meta interna (de pessoas vacinadas no sábado, 21), mas vamos divulgar a estimativa final entre esta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), após levantar junto aos municípios. Todos os 78 estão convidados para a mobilização", explica Nésio.


16:49

Há previsão para vacinação de crianças?

"Ainda não temos, no Brasil, imunizantes aptos para serem aplicado em quem tem menos de 12 anos. Há uma solicitação do Instituto Butantan para aplicação da Coronavac em crianças de três a 12 anos. No entanto, ainda está pendente de autorização", esclarece Nésio.


16:46

Adolescentes serão vacinados em setembro

"Sobre a vacinação de adolescente de 12 a 17 anos, devemos iniciar com os que têm comorbidade. O próprio Ministério da Saúde tem avançado no sentido de vacinar essa população. Já existe a garantia que esse grupo será totalmente atendido no mês de setembro", garante Nésio.


16:44

ES aguarda análise de variantes na FioCruz

"Enviamos mais de 150 amostras para ser sequenciadas para identificar a circulação de cepas. A gente aguarda que, o mais breve possível, a Fiocruz possa informar as variantes mais circulantes no Estado", esclarece Reblin.


16:42

ES defende reforço vacinal para Pfizer

"A Pfizer já está sendo recomendada com o reforço vacinal em vários países. Estamos avaliando a necessidade da terceira dose da vacina, especialmente em população idosa e imunossuprimida. A terceira dose da Pfizer está sendo avaliada e o Estado já se mostrou favorável. O assunto está sendo debatido junto ao Ministério da Saúde e o tema deve avançar para uma conclusão nas próximas semanas", afirma Nésio.


16:40

2ª dose da Pfizer poderá ser antecipada

"Apresentamos a posição do Estado para antecipação da Pfizer para oito semanas. Nós consideramos que prazos menores que oito semanas podem não ser adequados. O Ministério da Saúde vai se manifestar nos próximos dias e devemos ter autorização da antecipação em todo o país", afirma o secretário.


16:37

ES defende AstraZeneca para D1 e Pfizer para D2

"Entendemos que a vacinação heteróloga deve ser analisada. O Governo do Espírito Santo avalia como oportuno, que deva ser adotada, considerando que, neste momento, temos ampla disponibilidade de vacina da Pfizer em um contexto de predominância na vacinação, de forma que a AstraZeneca poderia ser usada para primeira dose e a da Pfizer para segunda dose", defende Nésio.


16:36

ES vai avançar com vacinação de adolescentes

"Ainda nesta semana será publicada uma nota técnica autorizando a vacinação de adolescentes, que deverão ter a vacinação iniciada nos próximos dias. Estamos avançando junto ao Governo Federal na vacinação e nos critérios que serão adotados. Devemos ter novidades a respeito das posições no que diz respeito ao avanço da vacinação neste grupo", diz Nésio.


16:34

1,1 milhão de doses para o ES em agosto

"Teremos 1,1 milhão doses em agosto. Não serão alcançadas as expectativas anteriores. No entanto, a quantidade deve ser compensada em setembro. Devemos alcançar, na primeira quinzena, a completude do esquema vacinal em toda a população adulta e iniciar grupos subsequentes", afirma Nésio.


16:32

Municípios podem ajudar com vacinação dos demais

"A vacinação não restringe que você se vacine no seu município. Poderemos ter a colaboração de municípios, principalmente da Grande Vitória, que já avançaram na imunização dos cidadãos para apoiar a vacinação de macrorregiões", esclarece Nésio.


16:30

Sábado (21): "Dia D" de vacinação no ES

"Com a confirmação da disponibilidade de vacinas para esta segunda quinzena de agosto, nós tomamos a decisão de ampliar à toda a população acima de 18 anos o início do esquema vacinal. Devemos ter, no próximo sábado (21), um grande dia de mobilização para, em todos os municípios, bater recorde de vacinação. A Sesa irá constituir uma brigada de trabalhadores que vão se incorporar junto aos municípios e ter pontos de vacinação próprios. Alguns hospitais, nos estacionamentos, poderão organizar pontos de vacinação. Temos a expectativa de anunciar até quinta-feira (19) o total de vagas para o sábado (21)", adianta Nésio.


16:26

Sesa vai ampliar pontos de testagem no ES

"Devemos avançar para outros pontos de testagem tanto na Grande Vitória, como no interior do Estado. A testagem é segura. Não há nenhum risco na coleta desse material. O teste de antígeno é em poucos minutos e, hoje, o Laboratório Central (Lacen-ES) tem ofertado resultado em poucas horas. Dependendo da coleta, o resultado sai no mesmo dia ou no dia seguinte", afirma Reblin.


16:23

Está com algum sintoma? Faça o teste!

"A qualquer sintoma, as pessoas devem procurar o sistema de saúde. Permanecemos com uma ociosidade muito grande de testes para a população e não estamos identificando uma maior testagem de pessoas com sintomas leves. Pedimos que os municípios retornem com a testagem de contatos. Cabe destacar que a população vacinada que apresenta sintoma respiratório deve considerar a possibilidade de Covid-19. Temos diversos pontos de testagem. Não é necessário avaliação de profissional de saúde. Qualquer pessoa pode ter acesso. Na Grande Vitória temos pontos em terminais do Sistema Transcol, no Hospital Central, no Hospital São Lucas e no aeroporto. Nossa orientação é que a população procure a testagem no nosso Estado", orienta Nésio.


16:21

147 mil capixabas não voltaram para tomar 2ª dose

"Nós temos hoje 147 mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose. É isso que nós temos que trabalhar com muita força. A primeira dose faz a proteção inicial, mas a segunda é que, de fato, consolida a resposta imunológica. Esse apelo é fundamental para adquirir a imunidade, inclusive a indireta, que uma determinada população protegida protege também quem não tomou a vacina", afirma Reblin.


16:17

96% dos óbitos foram em pessoas não vacinadas

"96,68% dos óbitos que ocorreram pela Covid-19 no Espírito Santo aconteceram em pessoas que não estavam com o esquema vacinal completo. As vacinas representam o principal meio de combate à pandemia. Nós consideramos que as vacinas representam a principal esperança de termos um final de ano diferente do ano passado e um ano de 2022 no qual a agenda nacional não estará permeada pela resistência a uma pressão assistencial gigantesca pela pandemia no sistema de saúde", afirma Nésio.


16:15

Alta nos óbitos no ES? Entenda

"O consórcio de veículos de imprensa traz uma avaliação positiva de óbitos na avaliação nacional. No entanto, esse dado não é de óbitos que ocorreram recentemente. São de óbitos que foram identificados pelo cruzamento do banco de dados do sistema de informação de mortalidade da vigilância em saúde. O cruzamento tem feito com que a vigilância identifique óbitos de janeiro, fevereiro e março que não foram oportunamente notificados. Como o consórcio de imprensa acompanha a data em que eles foram informados, o Espírito Santo apresentou a cor vermelha no mapa", esclarece Nésio.


16:12

ES segue com recuperação da pandemia

"O Espírito Santo consolida a recuperação de casos, internações e óbitos que estamos desenvolvendo desde o fim da terceira onda. Não apresentamos mudança de alteração dessa tendência. O Estado monitora e avalia os casos e internações diárias. Nós consolidamos uma demanda diária e semanal de casos e internações em cifras inferiores aos meses de junho e julho", garante Nésio.


16:12

Início da transmissão

O secretário Nésio Fernandes dá início à transmissão da coletiva de imprensa desta segunda-feira (16). Ao lado dele está o subsecretário de vigilância em saúde Luiz Carlos Reblin.


16:10

Em instantes...

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início à coletiva de imprensa desta segunda-feira (16) nos próximos minutos. Na ocasião, ele vai falar sobre o atual cenário da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.