> >
Médicos explicam quando a menstruação em crianças é precoce e o que a provoca

Médicos explicam quando a menstruação em crianças é precoce e o que a provoca

Especialistas descrevem que a menstruação antes dos 9 anos de idade pode ser decorrente de estímulos visuais e alimentos

Publicado em 26 de agosto de 2020 às 10:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Menina sem identificação
Meninas passam por intensas mudanças físicas e psicológicas na adolescência. (Victoria Priessnitz/Unsplash)

A passagem da infância para a fase da adolescência é marcada por mudanças psicológicas e também físicas. Para as meninas, quando falamos das transformações do corpo, entre as alterações estão os ciclos menstruais.  A idade em que a primeira menstruação pode ocorrer está entre o período de 9 a 15 anos, variando de organismo para organismo.

"Só chamamos de precoce quando acontece antes dos 9 anos. A média de idade, no Brasil, é 12 anos, mas é totalmente normal a menarca - primeira menstruação -  entre 9 e 15 anos. Fatores como tumores ovarianos e o estilo de vida podem ser fatores que levam a essa menstruação precoce", descreve Thaissa Tinoco Sassine, vice-presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Espírito Santo

Outro fator que pode levar à menstruação precoce são os estímulos visuais, como afirma a ginecologista Sylvia  Do Val Baiense. "Cenas de novelas, filmes, revistas e vídeos no youtube com teor que não está adequado para determinada faixa etária pode colaborar para que a primeira menstruação venha antes dos 9 anos. Devemos conversar sobre sexualidade com as crianças, tanto menino quanto menino, mas de acordo com a linguagem dela, de acordo com o que ela perguntar e não omitir", explica. 

A ginecologista da Rede Meridional, Maria de Fátima Schettino, diz que a alimentação também pode colaborar para que a menarca se anteceda. "Meninas obesas, insatisfação com o corpo e estado emocional abalado provoca uma cascata hormonal. As meninas já nascem com ovários, as gônadas adormecidas, e essa situação pode produzir hormônios ao ponto de ativá-las antes da hora", completou. 

Maria de Fátima também afirma que o início da atividade sexual incentiva a uma menarca antecipada.  Em todos os casos, cabe aos responsáveis e pediatras observar as mudanças no corpo para que sejam analisadas, por exemplo, a necessidade de acompanhamento e tratamento se houver a menstruação antes dos 9 anos. 

GRAVIDEZ

Thaissa Tinoco chama a atenção de que o fato de menstruar não faz com que o corpo da menina esteja pronto para uma gravidez. "A  adolescência vai até aos 18 anos. Este é um período em que o corpo está se adaptando, por isso, menstruar não significa que o corpo está adequado para uma gravidez", descreve a ginecologista.

Esse pensamento é reforçado pela médica Sylvia Baiense. "Elas são imaturas ainda. Por isso também é preciso ter todo jeito de falar, de conversar para que crianças não sejam pegas de surpresa por abusos", completou. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais