> >
Médico que salvou bebê após morte cerebral da mãe morre em acidente no ES

Médico que salvou bebê após morte cerebral da mãe morre em acidente no ES

Rafael Teixeira Ribeiro era professor e trabalhava no Hospital Maternidade São José, em Colatina. Ele foi um dos médicos responsáveis por salvar a vida da bebê que nasceu 44 dias após a morte cerebral da mãe, em 2016

Publicado em 30 de janeiro de 2022 às 19:18

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
O médico Rafael Teixeira Ribeiro morreu em um acidente de moto na tarde deste domingo (30)
O médico Rafael Teixeira Ribeiro morreu em um acidente de moto na tarde deste domingo (30). (Unesc | Reprodução)

O médico Rafael Teixeira Ribeiro morreu em um acidente de moto na tarde deste domingo (30). De acordo com a Polícia Civil, a ocorrência foi na localidade de São Bento, em São Roque do Canaã. Ele era professor e coordenava a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Maternidade São José, em Colatina. Rafael foi um dos médicos responsáveis por salvar a vida da bebê que nasceu 44 dias após a morte cerebral da mãe, em 2016.

Segundo o hospital, o médico atuava desde 2012 na instituição e também já foi coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Entre tantas vidas que salvou, enquanto trabalhava como Neonatologista Intensivista, está a babe Emanuelly Ferreira da Silva.

menina nasceu no dia 18 de agosto de 2016, 44 dias depois de a mãe, Rosiele Onofre Pires, 17, ter tido morte cerebral e ser mantida por aparelhos, que foram desligados após a cesariana. Ela nasceu com 30 semanas e dois dias de gestação, pesando 1,1 gramas e travou uma verdadeira batalha pela vida.

Emanuelly Ferreira da Silva com o pai, poucos dias depois de receber alta do hospital, em 2017.
Emanuelly Ferreira da Silva com o pai, poucos dias depois de receber alta do hospital, em 2017. (Ricardo Medeiros)

Batalha que foi acompanhada de perto por Rafael, durante os 49 dias em que a bebê esteve internada na UTI Neonatal do hospital, em Colatina. Ela teve alta pesando apenas 2,3 quilos. Um ano depois, em 2017, A Gazeta relembrou o caso e visitou a bebe que, com um ano, estava saudável e esperta.

O caso ganhou repercussão após ser publicado com exclusividade por A Gazeta e ter sido veiculado no programa “Fantástico”, da Rede Globo. Em 2017, Rafael recebeu o prêmio de A Gazeta “Capixabas do Ano” na categoria Saúde, pelo empenho em salvar a vida da menina.

Rafael Teixeira, e outros dois médicos que participaram do caso, receberam o prêmio de Capixabas do Ano
Rafael Teixeira, e outros dois médicos que participaram do caso, receberam o prêmio de Capixabas do Ano. (Ricardo Medeiros)

Por nota, o hospital afirmou: “Toda a equipe do Hospital São José lamenta a perda do amigo e parceiro de trabalho”. Nas redes sociais, o Centro Universitário do Espírito Santo (a UNESC) também lamentou a morte do médico e professor.

Polícia Civil informou que foi acionada para "atendimento de ocorrência de trânsito com vítima fatal na tarde deste domingo (30)", na localidade de São Bento, em São Roque do Canaã. O órgão não informou sobre a dinâmica do acidente, com a justificativa de que a ocorrência ainda está em andamento e não há detalhes.

Polícia Militar também foi procurada pela reportagem para mais informações sobre o acidente que levou à morte de Rafael, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. O Corpo de Bombeiros também foi demandado. Assim que houver retorno, o texto será atualizado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais