> >
Lontra é flagrada pela primeira vez em parque de Vitória

Lontra é flagrada pela primeira vez em parque de Vitória

Segundo pesquisadores, isolamento social fez com que o parque ficasse mais vazio e, por isso, animais silvestres se sentem mais seguros em transitar pelo local

Publicado em 15 de julho de 2020 às 19:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Uma Lontra foi flagrada em um parque de Jardim Camburi, em Vitória
Uma Lontra foi flagrada em um parque de Jardim Camburi, em Vitória. (Reprodução/TV Gazeta)

Uma lontra foi flagrada pela primeira vez em um parque de Jardim Camburi, em Vitória. A aparição foi registrada por câmeras instaladas pelo Projeto Caiman, de pesquisa e conservação animal. As imagens foram gravadas no dia 24 de junho e divulgadas nesta semana.

O animal foi visto por um dos vigilantes do local, que percebeu a presença da lontra à noite e alertou a equipe de pesquisadores do projeto.

"A principio, não acreditei, mas colocamos câmeras especiais, com sensor de movimento, que começam a filmar quando o animal passa, e conseguimos flagrar esse bicho raro", explicou Marcelo Renan, presidente do Instituto Marcos Daniel, que coordena o Projeto Caiman.

Uma Lontra foi flagrada em um parque de Jardim Camburi, em Vitória
Uma Lontra foi flagrada em um parque de Jardim Camburi, em Vitória. (Reprodução/TV Gazeta)

De acordo com Marcelo, a lontra é um animal raro, carnívoro e que vive em ambientes alagados. "A lontra está sempre em busca de alimento, é um animal que come muito. Esse bicho chega a comer 1/4 (25%) do peso dele por dia", contou.

A área em que o animal foi encontrada é vizinha a uma unidade de conservação do município de Vitória, a Mata Paludosa, e tem um pequeno lago, onde a lontra pegou um peixe para se alimentar.

De acordo com o pesquisador, como o parque está fechado por causa do isolamento social, a presença de animais silvestres pode se tornar mais comum.

"Como o parque está fechado há quatro meses, os animais estão se sentindo mais confortáveis para vir aqui, eles se sentem menos ameaçados. Com o parque tranquilo, os animais se sentem menos tímidos e conseguem chegar até aqui", contou.

*Com informações da TV Gazeta e do G1/ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais