> >
Aglomeração, filas e até falta de energia no mutirão da vacinação na Serra

Aglomeração, filas e até falta de energia no mutirão da vacinação na Serra

A prefeitura explicou que muitas pessoas não respeitaram o horário do agendamento, o que contribuiu para a formação das filas. O mutirão foi para imunizar 5 mil pessoas contra a Covid-19 no Pavilhão de Carapina

Publicado em 30 de junho de 2021 às 19:50- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina contra a Covid-19 na Serra
Mutirão da vacinação contra a Covid-19 lotou o Pavilhão de Carapina nesta quarta-feira. (Amanda Monteiro)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

mutirão de vacinação contra a Covid-19 realizado na Serra, programado para vacinar 5 mil pessoas em um dia, foi marcado por uma intensa movimentação,  com filas, aglomeração e até falta de energia no Pavilhão de Carapina nesta quarta-feira (30). Por volta das 20h, ainda havia uma multidão no local quando as luzes se apagaram.  Pessoas que estavam presentes afirmam que o "apagão" durou  aproximadamente 5 minutos. A Prefeitura da Serra divulgou que a energia foi restabelecida em um minuto.

Às 18h20, o local estava lotado. Quando atingiu-se a marca dos 4 mil imunizados, a organização fez um anúncio pelo sistema de som, e a multidão gritou e bateu palmas, para comemorar, mesmo diante das longas filas. Até as 22h, não havia previsão de encerramento do mutirão, com muitas pessoas ainda esperando dentro do pavilhão.

Uma pessoa que esteve presente para se imunizar, mas não quis se identificar, contou que chegou ao Pavilhão de Carapina bem antes do seu horário de agendamento, às 18h30,  após receber a informação de que não estavam vacinando pela hora marcada e sim por ordem de chegada e senha.

Ela se antecipou e chegou ao local  às 16h20. Encontrou quatro etapas de filas, uma delas com chamada por senha, e só conseguiu se vacinar às 19h10. "Se eu tivesse chegado às 18h30, sabe-se lá que horas eu seria vacinada", disse ela.

A aplicação das doses teve início às 10h e estava programada para terminar às 20h. Pouco antes desse horário, um apagão surpreendeu o público e os servidores do município.  A internet também caiu. O problema na iluminação do local durou cerca de cinco minutos, segundo informou a empresária Giovanna Comarela, de 39 anos. Ela chegou ao local por volta das 18h50. Às 20h40, ela ainda não havia sido vacinada e permanecia na fila.

Aspas de citação

Minha aplicação estava agendada para 18h58. Ainda estou na fila, está muito complicado. Tem muita gente, está lotado aqui. Há uns 15 minutos, fecharam o portão de entrada. A energia acabou, deu um apagão. Na hora que apagou, a gente já pensou: 'Nossa, o que vem agora?'

Giovanna Comarela
Empresária
Aspas de citação

A programação é vacinar  5 mil pessoas com 35 anos ou mais que fizeram o agendamento no último domingo (27). Antes do evento, a prefeitura informou que o uso de máscara era obrigatório e que no local seria disponibilizado álcool 70% para higienização das mãos. A distância de 1,5 metro também deveria ser respeitada.

Vídeos e fotos enviados pela reportagem ao longo da tarde desta quarta-feira (30) registravam a movimentação e filas extensas no Pavilhão. 

Por nota, a Prefeitura da Serra falou sobre a situação durante o dia. "Sobre as filas, a secretaria de Saúde explica que havia fila antes mesmo de dar o horário de início da vacinação, o que antecipou os trabalhos. Muitas pessoas não respeitaram o horário do agendamento, o que contribuiu para a formação de filas. Mas, à medida que as pessoas foram entrando no local, elas se sentaram e aguardavam pela triagem e, em seguida, a vacinação", afirmou.

Sobre a falta de energia, a Prefeitura da Serra, também por meio de nota, informou que "houve apenas uma queda de energia no Pavilhão de Carapina que rapidamente passou. Em menos de um minuto a energia foi restabelecida, e a vacinação não foi prejudicada".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais